Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em Manaus, projeto social de artes marciais monitora evolução física e comportamental dos alunos

As crianças do núcleo Manaus passaram por uma avaliação física e comportamental (Foto: divulgação)
Escrito por

Os projetos de artes marciais vão além do ensino de técnicas de defesa pessoal. Em muitos deles, os jovens aprendem sobre educação, cidadania e socialização; e evoluem em aspectos físicos e mentais. O núcleo manauara do Projeto Loterias Caixa Mais Lutas fez recentemente uma avaliação física e comportamental nos alunos atendidos pela ação. A ideia é comparar os resultados de agora com os novos testes que serão feitos no futuro.

"Fazendo uma análise mais simplista e sem utilizar nenhum instrumento mais técnico, é perceptível a evolução dessas crianças, principalmente na questão social. Existe uma forte integração entre os beneficiários e isso é evidenciado dia após dia durante a participação nas atividades", destaca Rômulo Sena, responsável pela unidade.

"Quanto aos aspectos técnico, físico e motor, temos respostas positivas dos professores que atuam no dia a dia dessas crianças, e é com essa premissa que planejamos estas avaliações, no sentido de observar algumas características que podem ser influenciadas pela prática da luta", complementa.

O programa Loterias Caixa Mais Lutas é uma iniciativa da Associação Latina de Desenvolvimento Esportivo, Cultural e Ambiental (ALDEeA) e está presente na Rocinha (Rio de Janeiro), Tibau do Sul (Rio Grande do Norte) e Manaus. A ação fornece estrutura para que projetos sociais levem os ensinamentos técnicos e filosóficos do jiu-jitsu e da luta olímpica a jovens dessas regiões. De acordo com Rômulo Sena, a ideia é melhorar ainda mais todo o processo de estudo.

"A avaliação representa o pontapé inicial para futuras comparações. A partir da coleta destes dados teremos parâmetros para possíveis comparações, já que esses resultados isolados representam apenas a condição inicial dos beneficiários", frisa o líder do Caixa Mais Lutas em Manaus.

O projeto Loterias Caixa Mais Lutas é um projeto de iniciação esportiva nas modalidades de lutas (Jiu-Jitsu e Wrestling) para crianças e adolescentes em faixa etária escolar (07 a 17 anos). A iniciativa dá acesso à prática orientada de atividades esportivas e recreativas, visando seu desenvolvimento integral, consequentemente fortalecendo as modalidades esportivas e a democratização do acesso ao esporte, além de sua formação para o exercício da cidadania.

As aulas acontecem de 2 (duas) a 3 (três) vezes na semana, com a duração de 50 minutos. Cada inscrito poderá praticar mais de 1 (uma) modalidade esportiva, desde que haja vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e realizadas no local de funcionamento do projeto, no horário específico das aulas:

Núcleo Manaus/AM - Avenida João Câmara, 1535 A, Novo Aleixo - Manaus/AM
Núcleo Rio de Janeiro/RJ - Travessa Esperança, 20, Rocinha - Rio de Janeiro/RJ
Núcleo Tibau do Sul/RN - Ginásio Municipal, Avenida Três Poderes, s/nº, Centro - Tibau do Sul/RN