Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Abu Dhabi Grand Slam RJ: conheça os campeões no adulto faixa-preta

A divisão adulto faixa-preta encerrou o torneio da AJP, que foi realizado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, de sexta-feira (1) até este domingo (3); saiba mais

Patrick Gaudio finalizou Rafael Message e foi o campeão da divisão 120kg (Foto: Ane Nunes/AJP)
Escrito por

Com três dias de competições, que contaram com a estreia do Queen of Mats e também com três campeões consagrados no King of Mats, o Abu Dhabi Grand Slam do Rio de Janeiro, organizado pela AJP, chegou ao fim no último domingo (3), na Arena Carioca 1.

No último dia de disputas, os faixas-preta entraram em ação e os campeões foram consagrados no masculino e no feminino adulto, que contou com atletas da faixa marrom competindo com as feras da preta, como já é de costume nos torneios da Federação. Ao todo, foram 12 campeões consagrados.

Abaixo, confira um resumo de cada final:

> Masculino adulto faixa-preta


56kg – Carlos Alberto Oliveira, o Bebeto, agora é bicampeão consecutivo do Abu Dhabi Grand Slam Rio. Em dois combates, Bebeto finalizou Fred Guimarães com uma chave de pé para se classificar para a final e enfrentar o companheiro de equipe Jorge Nakamura. A medalha de ouro veio com uma justa guilhotina.

62kg – Diego Pato desceu uma categoria de peso em relação às suas campanhas douradas em Moscou e Los Angeles para ganhar seu terceiro título na temporada 2019/2020 da AJP Tour. O jovem casca-grossa finalizou Carmones Alencar com um armlock, venceu Gabriel Sousa por decisão dos árbitros e finalizou Hiago George nas semifinais. A luta pela medalha de ouro contra Cleber Clandestino foi intensa. Diego Pato levou o título para casa com uma vitória por 5 a 2 nas vantagens, depois de um empate em 4 a 4.

69kg – Alex Sodré lutou cinco vezes em sua caminhada até o título. Ele venceu Marcos Santos por 12 a 0, Bernardo Dib por 2 a 0, Pedro Neto por 8 a 6 e Marlus Souza novamente por 8 a 6, na semifinal. Na luta pela medalha de ouro, Alex Sodré superou Gabriel Figueiró por 6 a 2 e garantiu o título no Rio.

77kg – em outra divisão com diversos competidores, o campeão Natan Chueng lutou cinco vezes para conquistar o aguardado título. Ele venceu Moisés Souza por 2 a 0, Caio Caetano por 2 a 0, Marcelo Pereira na decisão dos árbitros e Pablo Lavaselli por 2 a 0. A final, contra Yan Pica-Pau, foi de equilíbrio, e Natan Chueng saiu com o apertado triunfo por 1 a 0 nas vantagens.

85kg – depois de competir na superluta dos médios no King of Mats, no último sábado, onde ficou com o vice, Charles Negromonte se recuperou e conquistou a medalha de ouro em sua categoria de peso. Em quatro duelos, ele finalizou Alexandre Vieira, venceu Matheus Souza por 2 a 0 e finalizou Rafael Paganini na semifinal. A luta pela medalha de ouro foi equilibrada e intensa, com Charles colocando uma blitz no minuto final do combate para empatar o placar em 4 a 4 e vencer Igor Sousa por uma vantagem.

94kg – em quatro lutas ao todo, Luan Lima escreveu seu nome entre os campeões do ADGS Rio. O faixa-preta venceu Alexandre Lima por 2 a 0, finalizou Cauê Rodrigues e superou Felipe Trovo por 1 a 0 nas vantagens. Na final contra Adam Wardzinski, um triunfo por 1 a 0 nas vantagens decretou Luan campeão.

120kg – Patrick Gaudio chegou ao topo do pódio após realizar três combates. A fera da GFTeam venceu Gilmar Oliveira por 5 a 0 e depois derrotou o duro Victor Hugo por 2 a 0 na semifinal. A luta pelo ouro durou pouco, pois Gaudio logo chegou às costas de Rafael Message para finalizar no arco e flecha.

> Feminino adulto faixas-marrom/preta

49kg – Mayssa Bastos está de volta ao topo. Depois de perder a final para Brenda Larissa em Los Angeles, Mayssa lutou duas vezes para recuperar seu trono de rainha da categoria até 49kg. A jovem estrela venceu Eliana Carauni por 14 0 e, na grande final, reencontrou Brenda, em revanche bem aguardada. Uma vitória por 2 a 1 nas vantagens foi o suficiente para a faixa-preta voltar a ser campeã do Grand Slam.

55kg – Anna Rodrigues precisou de um dia de descanso após o vice-campeonato no Queen of Mats para defender seu título de campeã da divisão até 55kg desde o ADGS Los Angeles. Em três combates, ela finalizou Milena Nascimento com um estrangulamento nas costas e venceu Amal Amjahid por 3 a 1 nas vantagens para chegar à final. A luta pela medalha de ouro foi contra a dura Talita Alencar, e Anna Rodrigues conquistou o título após sair vencedora por 2 a 0 nas vantagens com uma exibição sólida no tatame.

62kg – Bianca Basílio terminou com o bronze no Queen of Mats, mas voltou com tudo para as disputas do domingo. A fera da Almeida Jiu-Jitsu venceu Luciane Silva por 1 a 0, depois derrotou Lysandra Sousa por 5 a 0 e finalizou Ruth Cathen nas semifinais. A disputa pela medalha de ouro colocou Bia contra Luiza Monteiro em uma reedição da semifinal do Queen of Mats. Desta vez, uma bela chave de pé deu a Bia Basílio o título.

70kg – Thamara Ferreira manteve o seu posto como rainha dos 70kg. Ela lutou três vezes para ganhar sua segunda medalha de ouro na temporada. Superou Renata Marinho por 4 a 0 e finalizou Melissa Cueto nas semifinais. O confronto final durou pouco, pois Thamara usou um armlock para finalizar Larissa Dias.

95kg – contando com grande apoio de sua família e companheiros de equipe, Gabi Pessanha conseguiu se manter no topo de sua divisão. Em três duelos, ela venceu Karla Hipólito por 7 a 0 e depois superou Yara Nascimento por 4 a 2 nas semifinais. Na disputa pela medalha de ouro, Gabi saiu com a vitória na decisão dos árbitros após um empate em 4 a 4 nos pontos diante de Izadora Cristina.

Resultados completos:

– Masculino adulto faixa-preta

56kg – Bebeto Oliveira finalizou Jorge Nakamura com uma guilhotina
62kg – Diego Pato derrotou Cleber Clandestino por 5 a 2 nas vantagens
69kg – Alex Sodré derrotou Gabriel Figueiro por 6 a 2 nos pontos
77kg – Natan Chueng derrotou Yan Pica-Pau por 1 a 0 nas vantagens
85kg – Charles Negromonte derrotou Igor Sousa por 1 a 0 nas vantagens
94kg – Luan Lima derrotou Adam Wardzinski por 1 a 0 nas vantagens
120kg – Patrick Gaudio finalizou Rafael Message com um estrangulamento arco e flecha

– Feminino adulto faixas-marrom/preta
49kg – Mayssa Bastos derrotou Brenda Larissa por 2 a 1 nas vantagens
55kg – Anna Rodrigues derrotou Talita Alencar por 2 a 0 nas vantagens
62kg – Bia Basílio finalizou Luiza Monteiro com uma chave de pé
70kg – Thamara Ferreira finalizou Larissa Dias com um armlock
95kg – Gabi Pessanha derrotou Izadora Cristina por decisão dos árbitros