Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com incentivo à prática de esportes, Magé se notabiliza como ‘capital nacional’ do Karatê; confira

Município da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Magé sediou diversos campeonatos de Karatê nos últimos tempos; confira todos os detalhes:

Eventos de Karatê em Magé contam com bom público e número alto de competidores (Foto: Divulgação)
Escrito por

Município da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Magé vem se destacando cada vez mais pelo incentivo à prática de esportes e atividades físicas. A prefeitura, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, organizou e sediou, só nos últimos dois anos, oito torneios oficiais de Karatê, esporte conhecido por ter como um dos principais lemas a disciplina e o respeito ao próximo. Só não houve mais eventos porque a pandemia da Covid-19 parou o cronograma municipal. 

- O esporte não é só uma ferramenta de desenvolvimento físico e motor de crianças e jovens. É muito mais do que isso. Ajuda na educação e no desenvolvimento social das nossas próximas gerações. Por isso, decidimos investir pesado no esporte - explicou o prefeito Rafael Tubarão, destacando que o karatê oferece, ainda, a doutrina de lema e disciplina.

Com o objetivo de evoluir de forma constante os princípios das artes marciais no município, Magé recebeu a terceira edição da Copa F. Martins de Karatê, evento que contou com 46 atletas de diferentes idades e faixas e teve a realização de duas modalidades diferentes: o Kata (luta imaginária) e o Kumitê (combate direto entre os atletas). Magé também foi sede da quarta edição da Copa Do-Heseikan de Karatê, que teve 87 atletas inscritos.
 
Outro importante campeonato sediado em Magé, no período, foi a Copa Magé de Karatê Interestilos, que marcou o torneio de abertura do circuito da Federação Fluminense de Karatê-Do Interestilos (FFKIRJ). Realizado no Ginásio Poliesportivo Renato Medeiros, em Fragoso, a competição reuniu cerca de 180 atletas de nove associações de municípios do Rio de Janeiro e 68 categorias diferentes entre idades e faixas, incluindo uma categoria para deficientes motores. Dentre os atletas que disputaram o torneio em questão, três possuem o apoio oficial da Prefeitura de Magé, através do Programa Bolsa-Atleta.

- Nossa ideia foi além de organizar eventos. Decidimos apoiar atletas com bolsas. Assim, eles podem focar nos treinamentos, sem se preocupar com questões financeiras - detalhou o secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Wagner Rosa.