Antes da vitória avassaladora no Rio de Janeiro, Charles do Bronx passou uma dura derrota contra Ilia Topuria no UFC 317. A disputa pelo cinturão dos leves aconteceu em junho deste ano e marcou o primeiro nocaute da carreira do brasileiro. Meses depois, o ex-campeão voltou a analisar seus próprios erros no combate.

➡️ Com Do Bronx, Allan Puro Osso fatura bolada por finalização no UFC

A análise aconteceu durante seminário idealizado por Do Bronx no final do mês de outubro. Segundo o peso-leve, a estratégia previamente estabelecida contra Topuria não foi seguida por "burrice".

— Porque eu fui burro. O cara é mais curto do que eu. Boxe sério, o que eu tinha que fazer? Mais na longa, chutava igual eu fiz com essa, fazendo ele vir, matando, e aí desce o tiro. O que eu falei? Vou botar pra baixo e vou botar a mão. Eu botei a mão. Só que ele botou a mão primeiro em mim. Então eu fui burro. Acontece, faz parte da luta. O que vai fazer? A tua mente. Voltar de novo, foi o que aconteceu. Voltar mais forte — disse Charles.

Apesar das duras autocríticas, Charles destacou a importância de separar as adversidades e seguir em frente. E é inegável que Do Bronx voltou mais forte, como pôde ser visto na luta contra Mateusz Gamrot na Cidade Maravilhosa. O brasileiro conseguiu a finalização, sem sustos, sobre o polonês no segundo round.

Falha na estratégia

Não é a primeira vez que Do Bronx comenta sobre a derrota do UFC 317. Na época, em entrevista ao "Ag. Fight", o brasileiro reconheceu ter deixado de executar a estratégia planejada e apontou falta de movimentação como fator determinante para a derrota.

➡️Tudo sobre Lutas agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Lutas

Na entrevista, Charles revelou que o plano era lutar afastado e usar chutes na panturrilha, jabs e pisões nos joelhos e outras combinações de ataques. Porém, não foi colocado em prática. Ele admitiu, então, o erro que permitiu Topuria encaixar a sequência de golpes decisiva.

— (A estratégia era) bater e sair, pisar nos joelhos, usar as sequências de mão para poder chutar em cima, na cabeça. Manter a distância com meus frontais, que eu tinha treinado muito. Muito chute na panturrilha e muito pisões nos joelhos. Quando começou a luta, eu fiquei muito parado recebendo os golpes, tentando tirar os golpes com a mão, colocar o golpe de cotovelo, conseguir conectar um golpe de cotovelo, de encontro, coisas que era para ter feito e que eu não fiz — afirmou o lutador.

Relembre como foi a luta no UFC 317

No soar do gongo, os lutadores buscaram o centro do octógono. Em menos de um minuto, o combate foi para o chão, onde do Bronx quase conseguiu uma finalização no pé do rival.

Sem querer entrar na zona de conforto do brasileiro, Topuria esperou o adversário levantar enquanto desferia chutes. Os lutadores se levantaram e, em uma combinação de direto e cruzado, o espanhol conseguiu encerrar a luta contra Charles do Bronx por nocaute.

Ilia Topuria derrotou o Charles do Bronx no UFC 317 (Foto: Ian Maule/AFP)
Siga o Lance! no Google News