Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Atletas com mais presença digital podem ser mais valorizados’, explica especialista em marketing digital

O estrategista de marketing digital Rodrigo Noll considera que as redes sociais dos lutadores são tão importante quanto os resultados nos tatames

Especialista em marketing digital, Rodrigo Noll deu importantes dicas (Foto: Divulgação)
Escrito por

Os atletas, em especial os lutadores, já não são mais apenas aquelas figuras a que o público assistia nas competições e, fora isso, via apenas na imprensa esportiva. Eles estão nas redes sociais, compartilham seu cotidiano e sua vida pessoal. Assim deve ser se quiserem garantir mais repercussão dentro e fora do mundo esportivo, afirma o especialista em vendas e marketing digital Rodrigo Noll.

- Atletas com mais presença digital são mais procurados e valorizados - explica.

De acordo com ele, a internet tem sido protagonista na definição de novos influencers e astros. O público escolhe seus favoritos e, conforme estas figuras viralizam, elas obtêm repercussão fora do mundo virtual, como convites para entrevistas e participações na televisão.

Em campeonatos de luta, por exemplo, isso tem grande peso: não basta mais ser o melhor lutador, ser uma figura de destaque nas redes sociais pode garantir convites para participar de competições.

- Os esportes de alto nível buscam lutadores que deem audiência, afinal, o business da organização de um campeonato de luta é um business de mídia. Então é natural que atletas que tenham mais presença digital sejam mais procurados, mais valorizados e convidados para lutar, isso gera interesse no público. Todo atleta deve se considerar mais que um atleta, precisa ser também uma empresa de mídia - reforça Noll.

Plano de mídia

O especialista sugere que empresários e atletas profissionalizem a parte de comunicação. Uma sugestão é ter videomakers e profissionais de social media que gerenciem as redes sociais e produzam conteúdo. A dica é estar sempre acompanhado de alguém que filme os treinos, as viagens e os bastidores das competições: “Isso humaniza aquele atleta e o conecta ao público”, explica Noll.

Outras estratégias são os colabs, as participações em podcasts e em lives de outros influencers, aparições em eventos e na imprensa. Outro recurso é transmitir em suas próprias redes sociais as competições: - Há ótimos exemplos, como o WSL, de Surfe, e a Fórmula 1, que transmitem em suas próprias páginas as competições, isso gera muito engajamento -.

Lembrando que sempre é importante definir uma linha, de forma que a exposição seja positiva.