Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com chance de público, Conmebol planeja final da Liberta em janeiro

Decisão será disputada no Maracanã e pode contar com público nas arquibancadas. Seis clubes brasileiros seguem vivos na competição

Maracanã será o palco da grande decisão da Copa Libertadores (Foto: Divulgação)
Escrito por

A Conmebol deu o primeiro passo para bater o martelo sobre a data da final única da Libertadores, que será disputada no Maracanã, em 2021. A entidade sul-americana está em contato com autoridades do Rio de Janeiro para definir os detalhes da decisão e pretende marcá-la para 23 de janeiro, um sábado. A informação, publicada primeiramente pelo UOL, ainda revela que a presença de público no estádio é tratada pelos dirigentes com otimismo.

Em função da pandemia do Covid-19, a Conmebol precisou alterar o calendário e remarcar a final, anteriormente estipulada para 21 de novembro deste ano. No novo calendário, a entidade reservou três datas em janeiro de 2021 para as decisões da Libertadores e Sul-Americana: 23 (sábado), 24 (domingo) e 30 (sábado). Apesar do martelo ainda não estar batido, é quase certo que a finalíssima da principal competição de clubes seja na primeira data.

As partes ainda precisam definir qual será a capacidade do Maracanã disponível em janeiro. Atualmente, a presença de público está vetada pela CBF nos campeonatos nacionais, mas a situação pode mudar em novembro. Os clubes articulam com os governos estaduais a liberação de 30% dos estádios. Para as fases anteriores da Libertadores, não há previsão de presença de público, uma vez que cada país se encontra em um estágio diferente da pandemia.

Já a final única da Sul-Americana, marcada para Córdoba, na Argentina, seria disputada no sábado seguinte, 30 de janeiro. No entanto, nesse caso, a presença do público é mais complexa, pois há uma preocupação sobre como estará a situação da Argentina em janeiro. A Conmebol, inclusive, não descarta alterar a sede da decisão da segunda competição de clubes mais importante do continente.