Shenmue III vira exclusivo da Epic Games Store

(Foto: reprodução)

LANCE!
11/06/2019
14:56
Rio de Janeiro (RJ

Preparado para uma boa briga, caro leitor? Uma atualização da página de Shenmue III na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter mostra que o jogo que marca o fim da trilogia nascida no Dreamcast agora será uma exclusividade da Epic Games Store nos PCs. Mais além: compradores antecipados que contavam com a versão lançada para Steam não serão reembolsados.

“Nós estamos felizes em anunciar que Shenmue III para PC será uma oferta exclusiva da Epic Games Store”, diz a descrição atualizada do jogo na plataforma de crowdfunding. “O desenvolvimento de Shenmue III tem progredido bem usando a Unreal Engine e o suporte que recebemos da Epic tem sido excelente. Mas, mais importante, ao procurarmos pela experiência mais divertida nos PCs, foi decidido junto à Deep Silver, depois de muita discussão, que a Epic Games Store seria a melhor plataforma de distribuição”.

A nota continua, atualizando os jogadores dos requerimentos mínimos e recomendados para Shenmue III nos PCs e disponibilizando versões em japonês e em inglês de um novo trailer:

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

A mudança de plataforma trouxe a ira de muitos apoiadores do jogo, a julgar pelas reações nos comentários da página no Kickstarter, bem como membros do Reddit. O motivo disso: apoiadores que selecionaram a opção de receber uma chave para a versão PC ganhariam um código específico da Steam. Com a mudança, alguns usuários pediram reembolso, e a resposta da equipe de desenvolvimento foi, digamos, pouco entusiasmada:

(Imagem: Reprodução/Reddit)

“Olá, Fireye [nome de um usuário]. Muito obrigado por entrar em contato conosco. O lançamento estava previamente planejado para distribuição via Steam, entretanto, após muita discussão, foi decidido junto à Deep Silver que a Epic Games Store seria a melhor opção de distribuição.

Shenmue III será distribuído exclusivamente pela Epic Games Store e exigirá o client da Epic Games para ser ativado.

Nós pedimos desculpas pela mudança súbita de plataforma, mas reembolsos não serão concedidos por causa dessa troca.

Nós agradecemos o seu apoio e estamos ansiosos para entregar a experiência Shenmue que os fãs têm esperado por tanto tempo.

Atenciosamente,
O Time Shenmue III

Provavelmente, a política de não reembolso se dá pelo fato de que o jogo eventualmente será lançado na Steam. Pelo menos é isso que indica a seção de FAQ da página oficial do jogo. Entretanto, isso não foi suficiente para dissuadir apoiadores do projeto no Kickstarter de denunciar o projeto como um todo e posicionar comentários bem incisivos à mudança: um dos mais educados, publicado pelo usuário “starlu”, diz “então...vocês pegam o nosso dinheiro e mudam a plataforma para que vocês ganhem mais dinheiro e abandonem a sua promessa sem nos pedir?”.

Não está claro se o apoio feito em caráter da versão Steam será, de alguma forma, transferido para a Epic Games Store ou se o dinheiro investido por usuários terá que ser novamente gasto na nova loja.

Seção de perguntas e respostas no site oficial de Shenmue III mostra que o jogo sairá para a Steam....eventualmente (Captura de Imagem: Rafael Arbulu)

Vale citar que alguns apoiadores, ainda segundo os comentários do Kickstarter, apoiaram a produção do jogo sob a condição de que a versão PC fosse distribuída pela Steam: o marketplace da Valve possui algumas coisas que a concorrente da Epic ainda não tem, como suporte a sistemas operacionais Linux, por exemplo. Mais além, a alguns apoiadores top tier, foram prometidos acessos em beta ao jogo pela Steam. Essa oferta também foi cancelada e não se sabe se algo similar será feito pela Epic Games.

Até o momento, a Deep Silver não se manifestou sobre a receptividade (ou a falta dela) em relação à mudança.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: