Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 18/05/2025
09:21
Compartilhar

Domingo, 4 de dezembro de 2011. Última rodada do Campeonato Brasileiro. Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro entrou em campo pressionado, temendo o pior cenário possível: ser rebaixado para a Série B pelo seu maior rival. Em uma temporada marcada por erros, instabilidade e tensão até o fim, a equipe celeste precisava vencer o Atlético-MG para não depender de outros resultados. E não só venceu, como goleou de maneira avassaladora: 6 a 1, a maior goleada da história do clássico mineiro. O Lance! relembra o clássico Cruzeiro x Atlético-MG pelo Brasileirão de 2011.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Goleada histórica: Cruzeiro x Atlético-MG pelo Brasileirão de 2011

Era difícil imaginar esse desfecho. O clima pré-jogo era de nervosismo. O Cruzeiro precisava de concentração total. E ela veio desde os primeiros minutos. Com marcação alta, muita intensidade e grande atuação de Roger, que substituía Montillo, o time da Toca da Raposa dominou completamente o rival no primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, o Cruzeiro construiu uma vantagem de 4 a 0, que deixou o Atlético atônito.

Logo aos 9 minutos, Anselmo Ramon cruzou e Roger empurrou para abrir o placar. Aos 28, foi a vez de Leandro Guerreiro ampliar, de cabeça, após cobrança de falta. A defesa alvinegra, que havia sido uma das melhores do segundo turno, falhava em sequência. Aos 33, Wellington Paulista roubou de Réver e cruzou para Anselmo Ramon marcar o terceiro. E, aos 45, Fabrício chutou de fora da área, a bola desviou em Leonardo Silva e morreu no fundo da rede. Era goleada ainda antes do intervalo.

Rebaixamento afastado com autoridade

No segundo tempo, o que se viu foi mais domínio celeste e uma atuação irreconhecível do Galo. Aos 12 minutos, Roger cruzou na medida para Wellington Paulista, que cabeceou livre: 5 a 0. Aos 15, Réver fez o gol de honra do Atlético, aproveitando cruzamento de Leonardo Silva. Mas a tarde ainda reservava mais sofrimento para os alvinegros.

Mesmo com a expulsão de Werley e Wellington Paulista, após confusão entre os dois, o Cruzeiro ainda teve fôlego para mais um. Aos 45 minutos, já no apagar das luzes, Everton aproveitou cruzamento de Ortigoza e completou: 6 a 1. O estádio explodiu em alívio e festa. A permanência na elite do futebol brasileiro estava garantida com autoridade — e contra o maior rival.

Enquanto o Cruzeiro se salvava, o Atlético, que já havia garantido a permanência antes da rodada, viu-se humilhado no maior revés da história do clássico. Como agravante, o Galo perdeu a chance de disputar a Copa Sul-Americana de 2012 por conta da posição final na tabela.

Ficha técnica - Cruzeiro 6x1 Atlético-MG

Gols:

Cartões vermelhos: Werley (CAM) e Wellington Paulista (CRU)

Cruzeiro: Rafael; Vítor, Naldo, Léo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Charles, Fabrício (Ortigoza), Roger (Everton); Anselmo Ramon (Sebá) e Wellington Paulista.
Técnico: Vágner Mancini

Atlético-MG: Renan Ribeiro; Serginho (Magno Alves), Leonardo Silva, Réver e Triguinho; Pierre, Fillipe Soutto, Carlos César e Daniel Carvalho (Richarlyson); André (Wesley) e Neto Berola.
Técnico: Cuca

Siga o Lance! no Google News