A Major League Soccer (MLS), a liga de futebol dos Estados Unidos, anunciou um novo canal de transmissão para partidas nesta temporada. A marca anunciou que a EA Sports, gigante da indústria dos games, ganhou o direito de exibir quatro partidas das equipes do campeonato.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
De acordo com o anúncio da MLS, os jogos serão transmitidos através do EA FC Mobile, aplicativo para celulares desenvolvido pela empresa de games para jogos de futebol online - antigamente chamado de Fifa, mas que alterou de nome após o fim do acordo comercial com a entidade. Essa será a primeira vez que a EA Sports transmitirá um evento de futebol ao vivo através de suas plataformas.
Dentro do aplicativo, os internautas poderão acessar as partidas através do portal "FCM TV". A primeira partida será em 10 de maio, com duelo entre Los Angeles Galaxy e New York Red Bulls. O segundo jogo acontece uma semana depois, entre Atlanta United enfrentar o Philadelphia Union.
Os jogadores do EA FC Mobile assistirão à mesma transmissão do MLS Season Pass, serviço de streaming criado pela liga que é exibido com exclusividade na Apple TV+. Os usuários também receberão um teste gratuito de um mês para o serviço.]
Camilo Durana, vice-presidente executivo da MLS, destacou que a ideia de fechar a parceria com um app de games para exibir os jogos é uma forma de alcançar novas audiências ao redor do mundo e estreitar a relação com os fãs do jogo e da própria liga norte-americana.
- Ao levar partidas selecionadas do MLS Season Pass para o EA Sports FC Mobile, estamos alcançando novas audiências digitais ao redor do mundo e continuando a expandir a maneira como estamos construindo relacionamentos com os fãs. Está mais fácil do que nunca experimentar a emoção da MLS, nossos clubes, nossos jogadores de classe mundial e nossos vibrantes apoiadores - destacou.
➡️ Entenda polêmica que pode vetar jogos da Premier League fora da Inglaterra
Acordos da MLS com a EA Sports e Apple
A MLS tem um acordo global com a Apple que supera os US$ 2,5 bilhões, ou R$ 14,3 bilhões na cotação atual. A parceria entre as marcas define que todos os jogos da MLS sejam exibidos através do MLS Season Pass, streaming da liga que pode ser acessado pelo Appel TV+. É a terceira temporada de transmissão desde a oficialização do contrato.
Na América do Norte, a MLS tem acordos domésticos com emissoras do continente, como Fox nos Estados Unidos e TSN no Canadá.
Já a EA Sports teve seu contrato de parceria renovado em 2022, que concede à empresa de games as licenças oficiais das equipes da liga de futebol, o que inclui os nomes e imagens dos atletas, escudos e uniformes. Além disso, o contrato prevê trabalhos das marcas em conjunto para desenvolver torneios de e-Sports e outras ativações.