Jogos Paralímpicos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades Paralímpicas: Dois gigantes brasileiros

Conheça mais histórias dos Jogos Paralímpicos, que acontecerão no Rio, em setembro

Daniel Dias com a premiação como atleta do ano do Laureus (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito por

* O velocista brasileiro Alan Fonteles, que calou a plateia do Estádio Olímpico de Londres ao superar o favorito sul-africano Oscar Pistorius, em 2012, vai defender o título dos 100m na classe T43 na Rio-2016.

* O nadador Daniel Dias tem 15 medalhas paralímpicas - 10 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. Em Pequim-2008, ele garantiu 4 ouros, 4 pratas e 1 bronze. Em Londres-2012, foram mais 6 ouros. Ele também já ganhou 3 prêmios Laureus, equivalente ao Oscar do esporte.

* O atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física ou visual. Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino. Os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional.

* O neurologista alemão Ludwig Guttmann, considerado o pai da paralimpíada, morreu de infarto no miocárdio em 1989. Nos Jogos de Londres-2012, com participação de 4.200 inscritos, Eva Guttmann foi indicada como prefeita da Vila Paraolímpica, em homenagem ao pai.

* A segunda edição dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio-1964, teve nove esportes, incluindo a corrida de cadeira de rodas, que acabou se tornando uma das modalidades mais populares do desporto paralímpico. O programa contou também com provas de tiro com arco, levantamento de peso, basquete de cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, atletismo, dardos paralímpicos, sinuca, natação e tênis de mesa.