Avalanche Tricolor

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Grêmio larga na frente, sofre no fim, mas vence a LDU e está nas oitavas

Em Quito, no Equador, Grêmio venceu com gols de Douglas, Bobô e Walace, que garantiram o Tricolor nas oitavas de final da Copa Libertadores

(Foto: Javier Cazar/AFP)
Escrito por

Com uma grande atuação no primeiro tempo, o Grêmio venceu a LDU por 3 a 2 e garantiu seu lugar nas oitavas de final da Libertadores. Os gols de Walace, Bobô e Douglas deram à vitória ao Tricolor, que sofreu no fim do jogo no Estádio Casa Blanca - localizado a 2.8 mil metros acima do nível do mar -, em Quito, no Equador.

A equipe de Roger Machado alcançou os oito pontos e não pode ser mais alcançada na segunda posição do Grupo 6 do torneio continental. Com 13 pontos, o mexicano Toluca é o líder da chave, que ainda tem San Lorenzo, da Argentina, e LDU - ambos já eliminados com três pontos.

O Grêmio fecha a fase de grupos em casa. Na próxima terça-feira, dia 19, o Tricolor recebe o Toluca na Arena, em Porto Alegre, às 21h45. Apenas para cumprir tabela, LDU e San Lorenzo jogam no mesmo horário, em Buenos Aires.


O JOGO

O início foi preocupante para o Grêmio. Ocupando o campo de ataque, a LDU balançou a rede logo aos dois minutos. Alemán cobrou falta na área, Romero desviou de cabeça, mas o impedimento já havia sido bem marcado.

A estratégia de Roger Machado - de sair jogando com passes curtos - foi atrapalhada pela má condição do gramado, e Marcelo Grohe teve trabalho.

Apesar das dificuldades, a organização levou o Grêmio ao gol. Aos 12, Luan recebeu na entrada da área, em vacilo da zaga adversária. Em vez de bater, o camisa 7 tocou para Douglas, que cortou a marcação e fez um golaço: 1 a 0.

A vantagem fez bem ao time de Roger Machado. Mais à vontade, o Imortal saiu tocando da defesa e voltou a castigar a LDU. Giuliano deu assistência perfeita para Bobô, que finalizou rasteiro e ampliou o marcador. A Liga mostrou poucos recursos, forçando apenas as jogadas pela direita, mas não voltou a ameaçar.

O susto, porém, veio logo 30 segundos após a volta do intervalo. Quinteros recebeu na direita e finalizou forte, sem chances para Marcelo Grohe. Na sequência, o goleiro do Grêmio impediu o empate em finalização de Morales.

O Imortal não se desesperou e Walace, dono do meio-campo, coroou a atuação com um golaço. Domínguez saiu mal do gol e a bola se ofereceu ao volante gremista, que, da entrada área, acertou um chutaço no ângulo direito: 3 a 1.

A LDU buscou o ataque, mas voltou a repetir os erros da primeira etapa. Insistindo na bola aérea, os equatorianos levaram pouco perigo à meta de Grohe. Foi no chute de fora da área que a Liga conseguiu diminuir o placar. Cevallos arriscou de longe, a bola desviou e enganou o goleiro gremista.

Coube então ao Grêmio resistir à pressão da desorganizada Liga de Quito. Roger Machado colocou Bressan e Lincoln no lugar de Luan e Bobô, mas foi Geromel, Fred e Marcelo Grohe que fizeram os desarmes precisos e garantiram o Grêmio nas oitavas de final da Copa Libertadores.

FICHA TÉCNICA
LDU 2 X 3 GRÊMIO


Data-Hora: 13/4/2016, às 21h40
Local: Estádio Casa Blanca, em Quito (EQU)
Árbitro: Roberto Tobar (Fifa/CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) Raul Orellana (Fifa/CHI)
Renda/Público: ND.

Cartões amarelos: Alemán e Tenório (LDU); Bobô, Marcelo Grohe e Wallace Oliveira (GRE).
Cartão vermelho: Não houve.

Gols: Douglas (0-1, 12'/1ºT), Bobô (0-2, 25'/2ºT), Quinteros (1-2, 30"/2ºT) e Walace (1-3, 7'/2ºT) e Cevallos (2-3, 31'/2ºT).

LDU: Domínguez; Quinteros (Padilla, 26'/2ºT), Romero, Ayoví e Estupiñan (Cevallos, 17'/2ºT); Benavidez, Vega, Morales, Alemán e Puch (Villalva, 34'/2ºT); Tenório - Técnico: Álvaro Gutiérrez.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Walace, Edinho, Giuliano, Douglas (Pedro Rocha, 32'/2ºT) e Luan (Bressan, 38'/2ºT); Bobô (Lincoln, 37'/2ºT) - Técnico: Roger Machado.