"O Grêmio jogou mal”. Quantas vezes você ouviu ou leu esta frase este ano? É cada vez mais comum chegar a esta conclusão vendo o time em campo. Não é apenas uma má fase, nem mesmo chega a ser uma crise.
O retrato é de uma estagnação que cada vez mais demora a passar, mesmo após avançar ao mata-mata como líder de um difícil grupo na Libertadores e, na noite de ontem, vencer novamente o Juventude e se garantir nas quartas de final da Copa do Brasil.
Ao jogar uma lupa sobre o desempenho do Grêmio no ano ainda não é possível confiar em glória até o fim da temporada estendida até os primeiros meses de 2021. Renato Portaluppi já usou toda a sua retórica para driblar as perguntas dos jornalistas e as críticas da torcida. Abusa da ironia e justifica as deficiências traçando paralelos com os investimentos dos maiores rivais no país.
Mas é impossível negar o óbvio: seu time tem condições de elevar a régua, mesmo que seu elenco seja mais competitivo do que brilhante. As quatro vitórias seguidas dão mais tranquilidade ao Grêmio no momento mais decisivo do ano. Mas os obstáculos serão ainda maiores. Renato, que há anos - e com méritos - tem todo o respaldo possível no clube, será cobrado por isso.
O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.
LANCE! Espresso: O Grêmio vai avançando, mas o time de Renato ainda não inspira confiança
Imortal tem condições de elevar a régua, mesmo que seu elenco seja mais competitivo do que brilhante
Dia 05/11/2020 22:45
Atualizado em 06/11/2020 07:00