Montagem - São Paulo E Vasco na Copinha

São Paulo goleou o Guarani, enquanto Vasco eliminou Corinthians nos pênaltis (Foto: Celio Messias/SPFC/Ale Vianna/Divulgação)

LANCE!
23/01/2019
16:59
São Paulo (SP)

A edição de número 50 da Copa São Paulo de Futebol Júnior conhecerá seu campeão nesta sexta-feira. No feriado da capital paulista, São Paulo e Vasco medirão forças no Pacaembu.

Enquanto a bola não rola no Pacaembu, o LANCE! recorda a galeria de campeões da Copinha, que já revelou tantos craques para o futebol nacional. 

CORINTHIANS - 10 títulos

Copa São Paulo Corinthians - 2017
Timãozinho conquistou sua décima edição conta o Batatais, em 2017 (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)

O Corinthians continua com a hegemonia absoluta na Copinha. A equipe, que foi eliminada nestas semifinais, obteve dez conquistas da competição: nas duas primeiras edições (1969 e 1970), em 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e, mais recentemente, em 2017.

Daquele Timãozinho que  venceu o Batatais há dois anos, ainda há remanescentes como Fabricio Oyá. Além disto, foram revelados nomes como Pedrinho e Mantuan (irmão de Gustavo Mantuan, que foi semifinalista nesta edição). Em outras edições, a competição ainda lançou nomes como Rivellino, Casagrande, Deco e Dentinho no Timão. 

FLUMINENSE - 5 títulos

Copa São Paulo Fluminense - 1989
Tricolor das Laranjeiras, em seu título mais recente (Foto: Divulgação)

A lista de campeões traz o Fluminense logo em seguida. O Tricolor das Laranjeiras deu a volta olímpica nos anos de 1971, 1973, 1977, 1986 e em 1989.

Da equipe que bateu o Juventus na decisão há 30 anos, despontaram nomes como o zagueiro Marcelo Barreto e a dupla de ataque Franklin e Silvio (que marcou o gol do título). Nas outras edições, o Fluzão viu nomes como Carlos Alberto Pintinho, Edinho, Eduardo e Marcelo surgirem.

FLAMENGO - 4 títulos

Flamengo - 2018
Equipe de 2018 tinha nomes como Pepê e Hugo Moura (Foto: Thiago D. Rodrigues/Fotorua)

Outro clube carioca que gritou "é campeão" várias vezes na Copinha foi o Flamengo. A equipe venceu as edições de 1990, 2011, 2016 e 2018.

Na edição mais recente, a equipe que levou a melhor sobre o São Paulo na final contava com nomes como Hugo Moura, Bill e Pepê. Em outras edições, o Rubro-Negro apresentou Djalminha, Marcelinho Carioca, Paulo Nunes, Felipe Vizeu e Vinicius Júnior.

INTERNACIONAL - 4 títulos

Internacional - 1998
Lúcio era o capitão do time de 1998 (Foto: Reprodução)

O Internacional também deu a volta olímpica na Copa São Paulo de Futebol Júnior em quatro oportunidades. A equipe foi campeã em 1974, 1978, 1980 e 1998.

A equipe comandada por Guto Ferreira tinha o futuro pentacampeão mundial Lúcio como capitão e promessas como Diogo Rincón e Fábio Pinto. Além da equipe que bateu a Ponte Preta nos pênaltis, o Colorado apresentou na Copinha um de seus maiores ídolos: Paulo Roberto Falcão.

SANTOS - 3 títulos

Santos - 2014
Conquista mais recente do Santos teve Stéfano Yuri no elenco (Foto: Divulgação)

O Santos vem logo em seguida no panteão de campeões da Copinha. São três títulos, nos anos de 1984, 2013 e 2014.

Em sua conquista mais recente, o Peixe concretizou seu 100% de aproveitamento no clássico diante do Corinthians. A equipe tinha nomes como Serginho, Malcom e Stéfano Yuri. Na competição, os santistas já apresentaram Neymar, Ganso e Alan Patrick.  

SÃO PAULO - 3 títulos

São Paulo - 2010
São Paulo tinha Casemiro e Lucas Moura no elenco campeão de 2010 (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)

Finalista da Copinha neste ano, o São Paulo já conquistou em outras três oportunidades a competição: nos anos de 1993, 2000 e 2010. 

No seu título mais recente, o Tricolor paulista (que bateu o Santos nos pênaltis na final) tinha o consagrado volante Casemiro, além do meia Lucas Moura, Bruno Uvini, Rafinha e Lucas Gaúcho. Em outras edições, o São Paulo ainda apresentou Rogério Ceni, Kaká e Diego Tardelli.

ATLÉTICO-MG - 3 títulos

Atlético-MG - 1983
Galo foi campeão mais recentemente em 1983 (Foto: Reprodução)

O Atlético-MG também contabiliza três títulos da Copinha em sua história. O Galo foi campeão das edições de 1975, 1976 e 1983.

Na sua conquista mais recente, a equipe que bateu o Botafogo-SP tinha nomes como Arturzinho, Paulão e Alvarenga. Na meta, ficava o goleiro Mauricio. 

PORTUGUESA - 2 títulos

Portuguesa - 2002
Portuguesa tinha Alex Afonso e Rafinha no elenco (Foto: Reprodução)

A Portuguesa vem em seguida na lista de campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe foi campeã nos anos de 1991 e 2002.

Em seu título mais recente, a surpreendente Lusa, que despachou favoritos e venceu o Cruzeiro na decisão, contava com Júnior Gaino como capitão e revelou nomes como Alex Afonso e Rafinha. Nas edições anteriores, a Portuguesa revelou a grande lembrança de um camisa 10 chamado Dener.

PONTE PRETA - 2 títulos

Ponte Preta - 1982
Ponte Preta tinha goleiro Sérgio e dupla de ataque Chicão e Mauro (Foto: Divulgação)

Também com dois títulos, a Ponte Preta mantém sua tradição no futebol paulista. A Macaca foi vencedora por duas vezes seguidas: em 1981 e 1982.

Em sua conquista mais recente, a equipe contou com o goleiro Sérgio (que mais tarde ganhou espaço em clubes como Cruzeiro, Internacional e Santos, atuando até na Seleção Brasileira) e a dupla de ataque Chicão e Mauro. A Macaca também revelou nomes como Fábio Luciano e André Cruz.

NACIONAL-SP - 2 títulos

Nacional-SP - 1988
Mil, Zé Índio e Marco Aurélio foram destaques do título de 1988 do Ferrinho (Imagem: Reprodução de internet)

O Nacional-SP completa a lista de times com dois títulos na Copinha. O Ferrinho sagrou-se campeão em 1972 e 1988.

Em sua conquista mais recente, a equipe que desbancou favoritos como Flamengo e Bahia contou com nomes que ganharam espaço no futebol paulista. Mil, Zé Índio e Marco Aurélio foram destaque na equipe, que sacramentou seu título num 3 a 0 sobre o América-SP.

FIGUEIRENSE - 1 título

Figueirense - 2008
Figueira era comandado por Rogério Micale (Foto: Divulgação)

O Figueirense sagrou-se campeão da Copa São Paulo de 2008. A equipe comandada por Rogério Micale tinha o lateral-esquerdo William Matheus (que teve passagens por Vasco, Palmeiras e Coritiba) e a dupla de ataque Marquinhos e Marcelo. Na final, o Figueira bateu o Rio Branco-SP por 2 a 0. 

CRUZEIRO - 1 título

Cruzeiro - 2007
Rafael era garantia da meta e Guilherme foi artilheiro (Foto: Divulgação/Cruzeiro)

Em 2007, foi a vez do Cruzeiro sentir o gosto de ser campeão da Copinha. A Raposa bateu o São Paulo nos pênaltis e revelou jogadores para o futebol.

Além do goleiro Rafael, quem chamou atenção na competição foi o volante Luiz Fernando e o atacante Guilherme, artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior e, mais tarde, destacou-se na equipe celeste e no rival Atlético-MG.

AMÉRICA-SP - 1 título

América-SP - 2006
Equipe de São José do Rio Preto venceu nos pênaltis (Foto: Gaspar Nobrega/Lancepress!)

No ano de 2006, o América-SP surgiu como "sensação" e ganhou o troféu da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Rubro, que venceu  o Comercial-SP nos pênaltis, contou com o brilho de André Zuba e a força de nomes como Elias Negão, Nenê e Julio Cesar para garantir o seu troféu.

SANTO ANDRÉ - 1 título

Santo André - 2003
Ramalhão revelou Nunes, que segue andarilho no futebol (Foto: Divulgação)

Em 2003, houve surpresa na lista de campeões da Copa São Paulo. O Santo André desbancou o favoritismo do Palmeiras e, nos pênaltis, deu a volta olímpica. O Ramalhão contava com o faro de gol de Nunes (que também atuou por Vasco, Coritiba e atualmente está no futebol candango)  e com o promissor Tássio.

ROMA BARUERI - 1 título

Roma Barueri - 2001
Conquista do Roma Barueri ficou marcada por 'gatos' (Foto: Reprodução)

O itinerante Roma Barueri também fez sua graça na Copinha. O clube (que atualmente tem sede em Apucarana) arrancou um heroico 4 a 4 contra o São Paulo e, depois, venceu nos pênaltis o São Paulo.

O time de empresários não tinha grandes estrelas e chamou atenção na competição por nomes como Gledson e Rogerinho. Porém, meses depois, sua conquista ficou maculada: foi descoberto que vários jogadores tinham idade adulterada, e o caso foi parar na CPI da Nike/CBF. O São Paulo chegou a cogitar a realização de outra final, mas a punição ficou restrita aos "gatos" da equipe.

LOUSANO PAULISTA - 1 título

Paulista - 1997
Lousano Paulista: equipe de Jundiaí surpreendeu (Foto: Reprodução)

Em 1997, houve outra surpresa na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Lousano Paulista (hoje Paulista) derrubou, nos pênaltis, o favoritismo do Corinthians. A equipe de Jundiaí, comandada pelo técnico Giba, tinha como destaques Neno, Claudinho e Adelque.

AMÉRICA-MG - 1 título

América-MG - 1996
Gilberto Silva e Evanílson estavam no elenco do América-MG (Foto: Reprodução)

O América-MG também consolidou sua força nas categorias de base em 1996. A equipe derrotou justamente um rival mineiro na decisão: o Cruzeiro. Naquela edição, o Coelho apresentou o pentacampeão mundial Gilberto Silva, o lateral-direito Evanílson, que seria campeão da Copa América de 1999 com a Seleção Brasileira,  além de William e Rinaldo. O clube, durante a história da Copa São Paulo, se notabilizou por apresentar Fred.

GUARANI - 1 título

Guarani - 1994
Pitarelli e Luizão se consolidaram no Bugre de 1994 (Foto: Reprodução)

Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1994, o Guarani teve revelações que ganhariam destaque no futebol brasileiro. Da equipe que bateu o São Paulo na decisão, ganharam destaque o goleiro Pittarelli e o atacante Luizão. 

VASCO - 1 título

Vasco - 1992
Vasco campeão de 1992 viu muitos jogadores vingarem (Foto: Reprodução)

Finalista da edição de 2019, o Vasco tenta seu segundo título na competição. O Cruz-Maltino já tinha sido campeão em 1992, justamente quando bateu o São Paulo nos pênaltis.

Além de Valdir, que foi artilheiro e autor do gol na decisão, ganharam espaço no futebol nomes como Leandro Ávila, Yan, Gian, Tinho, Alex e outro jogador que não disputou a final porque já estava entre os profissionais: Edmundo. Porém, o camisa 10 da equipe, Vitor Pereira, viu sua trajetória marcada por lesões.

JUVENTUS - 1 título

Juventus-SP - 1985
Moleque Travesso venceu Guarani na decisão (Foto: Reprodução)

No ano de 1985, o Juventus trouxe sua geração mais promissora. Da equipe que bateu o Guarani na decisão, o Moleque Travesso apresentou nomes como Rui, Paulinho, Raudinei, Marquinhos e Betinho.

MARÍLIA - 1 título

Marília - 1979
Tigrão foi o primeiro campeão do interior na história da competição (Foto: Reprodução)

O Marília entrou para a história em 1979, ao se tornar o primeiro time do interior de São Paulo a se sagrar campeão da Copinha. O Tigrão que bateu o Fluminense por 2 a 1 contava com nomes como Jair, Luís Silvio e Fernando.

Aproveite o nosso serviço de cupons para comprar mais barato em melhores lojas online do Brasil:

- cupons de desconto ClickBus
- cupons de desconto C&A
- promoções Amazon