Vasco x Flamengo Bruno Henrique

Bruno Henrique decidiu o clássico no Nilton Santos (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Matheus Dantas
14/04/2019
19:10
Rio de Janeiro (RJ)

Em tarde iluminada de Bruno Henrique, o Flamengo deu um grande passo para conquistar o Campeonato Carioca de 2019: vitória por 2 a 0 sobre o Vasco na primeira partida da decisão. Agora, a equipe de Abel Braga pode até perder por um gol de diferença no próximo domingo, no Maracanã, que será campeã do Estadual.

O destaque ficou por conta de Bruno Henrique, que assumiu a artilharia do torneio com oito gols, mas, por ter recebido o terceiro cartão amarelo, está fora da decisão.

BRUNO HENRIQUE: O PROTAGONISTA

Vasco x Flamengo Bruno Henrique
Alexandre Vidal/Flamengo

O protagonismo do clássico deste domingo ficou por conta de Bruno Henrique. Afinal, o camisa 27 marcou os dois gols da vitória do Flamengo - aos 9 e aos 25 minutos da etapa final -, e deixou o time da Gávea em grande vantagem na decisão do Campeonato Carioca. A grande decisão será no próximo domingo.

Bruno Henrique, contudo, ainda participou dos principais lances de ataque da equipe e teve um gol anulado pelo VAR. Por outro lado, o atacante será um dos desfalques do Flamengo no confronto decisivo, no Maracanã - veja mais abaixo.

REVEZAMENTO NO ATAQUE

Vasco x Flamengo
Everton Ribeiro fez bom jogo (F: Magalhães Jr/Photopress/Lancepress!)

Com os principais nomes do setor ofensivo à disposição, Abel Braga optou por Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Os dois últimos fizeram um revezamento no ataque do Flamengo. O primeiro começou o jogo atuando pelo centro, enquanto Gabriel posicionou-se aberto no lado direito do campo. Os papéis dos camisa 27 e 9 se inverteram ainda na metade da primeira etapa.

Everton Ribeiro e Arrascaeta também tiveram liberdade para trocarem durante posições durante o andamento do clássico no Nilton Santos - e foram bem.

VAR EM AÇÃO

Vasco x Flamengo Bruno Henrique
O gol anulado de Bruno Henrique (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Aos 25 minutos da etapa final, Bruno Henrique aproveitou o vacilo da defesa do Vasco e marcou pela segunda vez, mas o árbitro, após consulta ao VAR, assinalou impedimento do camisa 27 e não validou o gol - que seria o segundo da equipe da Gávea diante do Vasco. Este lance aconteceu aos 25 minutos.

Houve reclamação pelo lado rubro-negro, entendendo que o toque de Werley - para trás e na direção de Bruno Henrique, que só completou para o fundo da rede - iniciou uma nova jogada. Este não foi o entendimento da arbitragem, que marcou o impedimento do atleta na hora em que Renê fez o cruzamento.

DOMÍNIO RUBRO-NEGRO 

Vasco x Flamengo Arão
Arão teve boa atuação no clássico (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Os números comprovam o domínio do Flamengo no Nilton Santos. O time de Abel Braga, por exemplo, teve 60,8% de posse de bola e 23 finalizações - 17 a mais do que o Vasco, que pouco exigiu do goleiro rubro-negro Diego Alves.

BRUNO HENRIQUE NÃO JOGA A FINALÍSSIMA

Vasco x Flamengo Abel
Ausência de BH27 é problema para Abel para a próxima partida (Foto: Marcelo de Jesus/Raw Image/Lancepress!)

Artilheiro do Campeonato Carioca com oito gols, Bruno Henrique não estará à disposição de Abel Braga na decisão no próximo domingo. O camisa 27, antes de marcar os dois gols da vitória no clássico, recebeu cartão amarelo - o terceiro desde a semifinal da Taça Rio - e cumprirá suspensão automática.

Outros dois atletas do Flamengo estavam pendurados, Willian Arão e Everton Ribeiro, mas não foram advertidos neste domingo e serão opções para Abel.