Ribamar

A recuperação de jogadores como Ribamar é um dos fatores de esperança cruz-maltina (Rafael Ribeiro/ Vasco)

Felippe Rocha
21/10/2019
19:00
Rio de Janeiro (RJ)

O Vasco vai deixando a briga contra o rebaixamento para trás e já olha muito mais para cima. O G6 é o objetivo. Mas o que levou o Cruz-Maltino a alimentar tal sonho? E por quais razões o torcedor pode ficar esperançoso? Listamos.

Papo reto

Luxemburgo e Campello - Vasco
Alexandre Campello foi quem apresentou Luxemburgo (Foto: Luiza Sá)

Os problemas financeiros do Vasco não são novos, mas a insatisfação foi contida a partir da chegada de Vanderlei Luxemburgo. É comum o treinador externar a promessa feita pelo presidente do clube, Alexandre Campello: apesar dos problemas financeiros do Cruz-Maltino e os consequentes atrasos salariais, todos serão pagos antes de entrarem de férias. Alguns pagamentos têm sido feitos no período, mas os próprios jogadores têm privilegiado os acertos com os funcionários do clube.

Evolução tática

Vasco x Botafogo
Time mostrou evolução (Celso Pupo/Fotoarena/ Agência Lancepress!)

Paulatinamente, o Vasco foi ganhando cara com o atual treinador. De início, o sistema de jogo tinha três volantes e foi assim que a equipe saiu da zona de rebaixamento. À medida que conseguia se impor, o time de São Januário foi se colocando mais ofensivo. Nos dois últimos jogos, entrou em campo no 4-2-3-1. O padrão, de todo modo, é claro.

Confiança aos jovens

Talles Magno Vasco lambreta
Talles é destaque ofensivo do time cruz-maltino (Rafael Ribeiro/Vasco)

Primeiro foi Marrony, depois Talles Magno assumiu protagonismo. Gabriel Pec passou a fazer parte da rotação e Bruno Gomes agarrou a chance que teve. Os jovens da base ganharam espaço com a atual gestão técnica e tem correspondido à expectativa.

Recuperação de atletas

Ribamar
Ribamar foi do afastamento à titularidade (Rafael Ribeiro/Vasco)

Alguns jogadores que, hoje, são importantes no time de Luxemburgo estavam à margem da titularidade anteriormente. Casos de Henríquez e Raul. Yago Pikachu cresceu de produção quando deixou a linha de meio-campo e voltou à lateral direita. Mas o caso mais emblemático é o de Ribamar. Afastado do grupo principal pelo próprio Vanderlei Luxemburgo, treinava à parte com o auxiliar Ramon Menezes, que viu valor no atleta. Atualmente, o centroavante é titular. E fez gol no clássico com o Botafogo.

#Apoiaopojeto

Cruzeiro x Vasco - Luxemburgo
Luxemburgo vive grande fase no Vasco (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco)

Vanderlei Luxemburgo, externa e internamente, é considerado a grande estrela do Vasco atual. E isso é simbolizado pela exploração da imagem do treinador que é feita pelas redes sociais do clube. A hashtag #Apoiaopojeto e algumas frases do comandante são bastante exploradas.