Cruzeiro Campeão Mineiro  2019

O título Mineiro em cima do rival, Atlético-MG, e a boa campanha na Libertadores, impulsionam o time celeste para fazer um bom Brasileiro- Dudu Macedo/Fotoarena

Anderson Gonçalves - Valinor Conteúdo
26/04/2019
08:55
Belo Horizonte

O time mineiro entra na competição como uma das forças do Brasil, por ter um início de temporada consistente, um time entrosado, que ainda ganhou seis reforços para o trabalho de Mano Menezes, que está há mais de 1000 dias na Toca da Raposa.


CAMPANHA EM 2018: JOGOU PARA O GASTO

Bahia x Cruzeiro
O Brasileiro do Cruzeiro foi para não cair, mas também não lutou pelo título- Walmir Cirne/COOFIAV

A Raposa concentrou suas forças em 2018 nos torneios mata-mata, o que foi eficaz, pelo menos na Copa do Brasil, quando conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil, além de chegar até às quartas de final da Libertadores, sendo eliminado, de forma polêmica para o Boca Juniors-ARG.

Com os olhos direcionados às copas, o Cruzeiro fez um Brasileiro para o “gasto”, não correndo risco de queda à Série B, mas bem longe de lutar pelo título com Palmeiras, Flamengo, Internacional e Grêmio. O time mineiro terminou a disputa nacional na oitava colocação com 53 pontos.


CHANCES REAIS DE TÍTULO

Cruzeiro - campeão brasileiro de 2014 (Foto: Light Press)
O elenco de 2019 tem potencial para sonhar com mais uma conquista nacional como em 2013/14 (Foto: Light Press)

Desde o bicampeonato brasileiro, em 2013 e 2014, que o Cruzeiro não chega com uma equipe tão forte para a disputa do Brasileiro. Há chances reais de briga pelo troféu máximo do futebol nacional, mas precisa querer “jogar” o Brasileiro, não o deixando de lado em detrimento às Copas do Brasil e Libertadores da América.


BASE FORTE E REFORÇADA​

Cruzeiro x Deportivo Lara
Rodriguinho chegou e virou titular absoluto do time azul-(Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)

O Cruzeiro manteve a boa base do time, que foi bicampeã da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, sobre os dois times com as maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians, mas não ficou estacionado no mercado e foi em busca de reforços que já tem dado resultado ao clube mineiro, casos dos meias Rodriguinho e Marquinhos Gabriel, do atacante Pedro Rocha, dos laterais Dodô e Orejuela, e do volante Jadson, totalizando seis reforços em 2019.


CONFIRA O TIME-BASE

O Cruzeiro 2019 tem mudanças, mas manteve uma base forte, que já ganhou o Mineiro
O Cruzeiro 2019 tem mudanças, mas manteve uma base forte, que já ganhou o Mineiro- Vinnicius Silva/Cruzeiro

O técnico Mano Menezes achou uma formação e a equipe que mais em entrado em campo em 2019 é esta:  Fábio, Edílson, Léo, Dedé e Egídio. Henrique, Lucas Romero, Robinho, Rodriguinho Marquinhos Gabriel e Fred. Técnico: Mano Menezes.

A TABELA ANTES DA  PAUSA PARA A COPA AMÉRICA

Cruzeiro x Flamengo
A estreia no Brasileiro 2019 é contra o Flamengo, no Maracanã- Gilvan de Souza / Flamengo

1ª rodada (27/4)
21h - Flamengo x Cruzeiro
Maracanã

2ª rodada (2/5)
19h15 - Cruzeiro x Ceará
Mineirão

3ª rodada (5/5)
16h - Cruzeiro x Goiás
Mineirão

4ª rodada (12/5)
16h - Internacional x Cruzeiro
Beira-Rio

5ª rodada (18/5)
16h - Fluminense x Cruzeiro
Maracanã ou Engenhão

6ª rodada (26/5)
19h - Cruzeiro x Chapecoense
Arena Condá


7ª rodada (2/6)
16h - São Paulo x Cruzeiro
Morumbi

8ª rodada (9/6)
11h - Cruzeiro x Corinthians
Mineirão

9ª rodada (12/6)
21h - Fortaleza x Cruzeiro
Castelão


ANÁLISE GERAL DO  CRUZEIRO

Boca x Cruzeiro - Dedé expulso
A Raposa pode fazer um grande Brasileiro se conseguir equilibrar as atençoes com as copas e  a disputa de pontos corridos- AFP

O Cruzeiro chega ao Brasileiro 2019 como um dos favoritos, pelo elenco montado, além de uma boa base remanescente, comandada por Mano Menezes, o técnico mais longevo do país no momento. Espera-se que este ano, a Raposa dê mais atenção ao Nacional, evitando para focar apenas nas copas, Libertadores e do Brasil.

A maior força da equipe é o equilíbrio entre defesa, meio de campo e ataque, que tem titulares de bom nível e reservas que podem manter o bom ritmo do time.