Henrique Dourado - Palmeiras

Henrique virou o Ceifador vestindo a camisa do Verdão (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)

LANCE!
25/07/2019
13:55
São Paulo (SP)

Prestes a ser anunciado como novo reforço do Palmeiras, o atacante Henrique Dourado volta a reescrever sua história com a camisa do Verdão. O jogador atuou no Alviverde na temporada de 2014 - ano marcado pela inauguração do Allianz Parque e pela briga do clube contra o rebaixamento para a Série B do Brasileirão. Abaixo, o LANCE! lista momentos marcantes da primeira passagem do atleta pela equipe paulista.

Apelido Ceifador

Henrique Dourado Palmeiras
Gesto virou a marca registrada do atacante (Reprodução)

Antes chamado apenas de Henrique e com passagens por diversos clubes do futebol paulista, o centroavante passou a ser reconhecido nacionalmente por conta de sua passagem pelo Verdão, que lhe rendeu o apelido de Henrique Ceifador. Na Copa do Brasil daquele ano, contra o Sampaio Corrêa, o jogador inventou a comemoração passando a mão no pescoço e imagem bombou nas redes sociais. Dias depois, a alcunha de Ceifador lhe foi atribuída.

Primeiro gol palmeirense do Allianz 

Allianz Parque
O primeiro gol do Verdão em sua nova casa foi marcado por Dourado (Foto: Palmeiras/Twitter)

O nome de Henrique Dourado está marcado para sempre na história do Palmeiras. Afinal, foi dos pés dele que saiu o primeiro gol do clube no Allianz Parque, no dia 7 de dezembro de 2014. Contra o Atlhlético-PR, o centroavante marcou de pênalti o gol solitário do Verdão no empate, em 1 a 1, com o Furacão. Este foi o segundo jogo oficial da nova casa palmeirense.

Briga por artilharia no Brasileirão 

Henrique Dourado - Palmeiras
Jogador marcou 16 gols no Brasileirão de 2014 e foi o vice-artilheiro da competição (Foto: Aldo Carneiro / Lance!)

Apesar do Palmeiras ter brigado até a última rodada contra o rebaixamento no Brasileirão, Henrique Dourado conseguiu ser o vice-artilheiro da competição, com 16 gols. O centroavante brigou com Fred durante toda a temporada pelo posto de maior goleador da competição e foi derrotado por apenas dois gols de diferença.

Especialista em pênaltis 

Henrique Dourado - Palmeiras
Pelo Verdão, o atacante perdeu apenas um pênalti (Foto: Ale Cabral/Lancepress!)

Pelo Verdão, o centroavante se notabilizou como especialista nas cobranças de pênaltis. Naquela temporada, o jogador errou apenas uma batida, contra o Atlético-MG, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Henrique já havia feito o gol na primeira cobrança, mas o árbitro mandou voltar e, na segunda tentativa, desperdiçou.

Média de gols

Dorival Jr e Henrique Dourado - Palmeiras 2014
No Verdão, Dourado tem uma das suas melhores médias de gols na carreira (Cesar Greco)

Uma das melhores fases da carreira do centroavante foi com a camisa do Palmeiras. Em 39 jogos oficiais, Henrique Dourado marcou 18 gols. A média de 0,46 gols por jogo é uma das maiores de sua carreira.

Reserva de Kardec

Alan Kardec - Palmeiras
Na chegada de Dourado ao Palmeiras, Kardec era o dono da posição (Foto: Eduardo Viana/Lancepress!)

Destaque da Portuguesa em 2013, Henrique Dourado foi contratado pelo Palmeiras para ser o reserva imediato de Alan Kardec, um dos jogadores mais caros daquele elenco. No entanto, o jogador virou titular logos em seus primeiros dias no Verdão, já que Kardec não renovou com o Alviverde e foi para o São Paulo.

Início arrasador

Henrique Dourado - Palmeiras
Dourado marcou quatro gols em seus quatro primeiros jogos no Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

O início do centroavante pelo Verdão não poderia ser melhor. Em seus quatro primeiros jogos, foram quatro gols. E em seus seis primeiros jogos pelo Palmeiras, Dourado balançou as redes em cinco oportunidades, demonstrando que chegou para assumir a posição naquela temporada.

Vitória no Rio 

Dorival Jr e Henrique Dourado - Palmeiras 2014
Triunfo diante do Botafogo foi importante para a permanência do Verdão na Série A naquela temporada (Cesar Greco)

Um dos jogos mais importantes do Palmeiras naquela temporada foi contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. A vitória da equipe paulista, por 1 a 0, foi determinante para a permanência do Verdão na Série A. O jogo, válido pela 27ª rodada do Brasileirão de 2014, foi decidido com um gol de Henrique Dourado.

Corinthians, São Paulo e Santos 

Henrique Dourado - Palmeiras
Jogador marcou nos clássicos, mas o Verdão não venceu seus rivais como mandante (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)

Os três principais rivais do Palmeiras sofreram gols de Henrique Dourado naquela temporada. Apesar de Henrique ter balançado as redes nos clássicos, o Verdão não conseguiu vencer as partidas - todas como mandante. O time foi derrotado para São Paulo e Santos, e ficou no empate com o Corinthians.

Marca de roupas 

Henrique Dourado - Palmeiras
O jogador lançou sua própria marca ao fim do Brasileirão de 2014 (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)

No dia seguinte ao livramento do Palmeiras do rebaixamento naquela temporada, o atacante lançou sua marca de roupas H19. Nas cores verde e branca, a primeira coleção de Dourado foi feita para homenagear a torcida palmeirense. No fim, o jogador acabou não renovando.