Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zico sobre Tite na Seleção: ‘Já deveria ter sido (convidado) há dois anos’

Galinho afirmou que o ex-técnico do Corinthians deveria ter sido o nome para assumir após a queda de Felipão, que foi demitido depois da Copa do Mundo de 2014

Tite teve uma passagem vitoriosa pelo Corinthians, conquistando também o Mundial (Foto: Tom Dib/Lancepress!)
Escrito por

Ex-camisa 10 do Flamengo e da Seleção Brasileira, Zico aprovou a escolha da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação ao novo treinador do Brasil. Ele, porém, acredita que houve um atraso no convite a Tite, ressaltando que ele deveria ter sido "a bola da vez" quando Felipão foi demitido do cargo, após a Copa do Mundo de 2014.

- Já deveria ter sido (o escolhido) há dois anos. Quando mudou, deveria ter sido ele porque é o treinador com mais currículo, mais conquistas, então perdemos dois anos - disse.

O próprio Tite acreditava que o convite para assumir o time brasileiro seria feito após o fracasso em 2014. Em entrevistas ao fim daquele ano, o treinador, à época sem clube, não escondeu que havia criado uma expectativa em ganhar tal oportunidade e lembrou que se preparou para tal - um ano no exterior estudando, entre outras coisas.

Tite chegou aos Corinthians em 2010 e, após três e meio, saiu deixando um Brasileiro, uma Libertadores e um Mundial, uma Recopa e um Paulista. Retornou ao Parque São Jorge em 2015, conquistando novamente o maior campeonato nacional.

Como jogador, Zico disputou três Mundiais (1978, 1982 e 1986). Fora das quatro linhas, foi coordenador técnico da Seleção Brasileira em 1998 e treinador do Japão em 2006.

Durante a carreira, além de ter atuado pela Seleção, Zico defendeu as camisas do Flamengo, Udinese (ITA) e Kashima Antlers (JAP). Após ter se aposentado, o Galinho treinou o Kashima Antlers, onde é um dos maiores ídolos, e teve passagens pela seleção do Japão, Fenerbahçe (TUR), CSKA Moscou (RUS), Olympiakos (GRE) e seleção do Iraque. O último time que comandou foi o FC Goa, da Índia.

Zico ainda teve uma experiência como diretor de futebol do Flamengo, mas ficou apenas quatro meses no cargo, deixando após uma polêmica envolvendo o, à época, presidente do Conselho Fiscal, Capitão Léo.