Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco pode se isolar como time com mais títulos invictos no Rio

Para isso será preciso segurar o Botafogo nos dois próximos domingo

Ricardo Gomes tenta impedir que Zinho e Jorginho comemorem título invicto  (Fotos: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br)
Escrito por

Um ingrediente a mais promete agitar a final do Campeonato Carioca, que será decidida em dois jogos, nos próximos domingos, entre Vasco e Botafogo. Sem derrotas na competição, o time da Colina, se der a volta olímpica sem ser superado pelo Glorioso, vai superar o rival Flamengo como o clube com mais conquistas invictas na história do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. No momento os vascaínos já sentiram esse gostinho cinco vezes, mesmo número do rival Flamengo. O Fluminense foi campeão sem perder três anos, enquanto que o Botafogo teve esse doce sabor em apenas uma única ocasião.

O primeiro título invicto do Vasco foi em 1924, em um torneio que não contou com Botafogo, Flamengo e Fluminense, que disputaram uma outra liga. O troféu, porém, é considerado válido e o Vasco ganhou os 16 jogos que disputou, sem sequer empatar.

O Vasco deve a maior parte desses títulos invictos ao chamado Expresso da Vitória, que encantou os torcedores nas décadas de 40 e 50. Nos anos de 1945, 1947 e 1949 o time que contava com o goleiro Barbosa não perdeu uma única partida do torneio. Em 1945 a equipe era comandada por Ondino Viera. Já nos dois outros títulos coube a Flávio Costa dirigir o escrete da Colina.

Time do Vasco campeão de 1992 (Foto: Divulgação/Vasco.com.br)

O outro título do Vasco sem perder foi em 1992. Naquele ano o Maracanã estava fechado por conta da tragédia acontecida na final do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Botafogo. Assim, a maior parte dos clássicos aconteceu em São Januário e o time da casa aproveitou bem o fator campo, ganhando os dois turnos e ficando com o caneco sem necessidade de final. Os vascaínos vibravam com uma equipe que tinha nomes como Edmundo, Roberto Dinamite, Valdir Bigode e Bismarck.

Ronaldinho Gaúcho conduziu o Flamengo em 2011 (Foto: Gilvan de Souza/Lancepress!)

O Flamengo, por sua vez, ganhou o seu primeiro título invicto em 1915, repetindo a dose em 1920. Em um ano com dois estaduais, 1979, a geração de Zico teve o gostinho de dar a volta olímpica sem ser derrotada em um deles. Já em 1996 Joel Santana viu o Flamengo ganhar os dois turnos e o time que tinha Sávio e Romário ergueu o caneco. Já a última conquista invicta do Rubro-Negro aconteceu em 2011, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Ronaldinho Gaúcho era o destaque da equipe.

Edwin Cox integrou o time de 1908 (Foto: Divulgação/FluminenseFC)

O Fluminense ganhou o Estadual de maneira invicta três vezes, todas no início do século passado. Os anos foram 1908, 1909 e 1911. Naquela época o Tricolor tinha a hegemonia da competição, que não contava ainda com Flamengo e Vasco.

Maurício fez os alvinegros soltarem o grito em 1989 (Arquivo LANCE)

Já o Botafogo sentiu o gosto do título invicto apenas em 1989. Naquela ocasião o Glorioso quebrou um jejum de 21 anos sem taças e o atacante Maurício entrou para a história ao marcar o gol da final contra o Flamengo. Valdir Espinosa dirigia o Alvinegro.