Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem prorrogação, prazo para clubes aderirem ao Profut termina hoje

Cerca de 50 clubes de futebol fizeram a solicitação para parcelar suas dívidas fiscais através do programa oferecido pelo governo. Definição do parcelamento vai até o próximo dia 18

Pres. Dilma Rousself em reuniao do Profut. Foto de Roberto Stuckert Filho
Escrito por

Termina hoje o prazo dado pelo governo para os clubes de futebol aderirem ao Profut para terem até 240 meses para parcelarem suas dívidas junto à União. Até a última sexta-feira, 50 entidades esportivas haviam concluído o processo de adesão, sendo 13 deles da Série A do Campeonato Brasileiro (veja lista abaixo).

O governo manteve o prazo oficial inserido no texto da Lei do Profut sancionada em agosto mesmo após forte pressão de parlamentares da “bancada da bola”, dirigentes e entidades, que pregavam como principal justificativa a de que o período foi curto para os times de menor porte avaliar os reais benefícios do programa de refinanciamento. Segundo eles, esses clubes foram prejudicados pois não têm a mesma estrutura jurídica dos grandes times do país.

Entre os grandes times do futebol brasileiro, o Palmeiras foi o único a ficar de fora do Profut.

Para participarem do programa de refinanciamento, os clubes precisam enviar quatro documentos à Receita Federal: declaração de adesão, estatuto social, balanço financeiro e declaração de receitas antecipadas. Segundo o advogado Carlos Ambiel, especialista em direito desportivo e que trabalha para o São Paulo, os clubes não precisam definir até o prazo de hoje o valor que será parcelado pelos que aderirem ao programa.

"Eu recomendo aderir e depois definir o quanto vai parcelar", Carlos Ambiel, especialista em direito desportivo

“Os times têm até o dia 18 de dezembro para definirem quais os débitos que entrarão no parcelamento. Diferente do Refis, não há a necessidade de incluir todos como Fundo de Garantia e Imposto de Renda”, explicou Ambiel.

Para os clubes que têm dúvidas sobre a adesão, o advogado diz que o ideal é garantir a adesão ao programa para depois avaliar o valor parcelado.

“É fato que os clubes deixaram para a última hora. Eu recomendo aderir e depois definir o quanto vai parcelar”, aponta.

Veja abaixo a lista de clubes que irão aderir ao Profut. 

Vão aderir:
- Internacional, Grêmio, Avaí, Figueirense, Atlético-PR, Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia, Vitória e Ceará. 

Em análise:
- Palmeiras, Coritiba e Goiás. 

Não vão aderir ao programa:
- Chapecoense, Criciúma, Sport e Santa Cruz.