Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio de Janeiro se movimenta para sediar o Mundial de Clubes em 2021

Secretário de Fazenda e de Planejamento do Rio de Janeiro, Pedro Paulo (DEM) afirma que cidade avalia possibilidade de se candidatar a ser sede do torneio organizado pela Fifa

O Maracanã foi palco da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos em 2014 e 2016 (Foto YASUYOSHI CHIBA / AFP)
Escrito por

Com a desistência do Japão em sediar o Mundial de Clubes em 2021, a Fifa avalia as alternativas para realizar o evento previsto para acontecer em dezembro. Segundo Pedro Paulo (DEM), Secretário de Fazenda e de Planejamento do Rio de Janeiro, a cidade estuda a possibilidade de se candidatar a ser a nova sede do torneio. A África do Sul também está interessada na possibilidade de sediar o Mundial.

- A gente acredita que a volta do público com os protocolos sendo seguidos, como o próprio secretário de saúde Daniel Soranz acompanhou, com responsabilidade, é possível voltar de forma ordeira. Não tenho dúvidas de que a estratégia estabelecida pelo prefeito Eduardo Paes e pela Prefeitura é de retorno responsável não só do Maracanã, como do Engenhão também. E o Rio de Janeiro (fica) aberto para trazer novos eventos esportivos para a cidade. Estamos iniciando as discussões para que a final do Mundial de Clubes possa ser no Rio, à medida que Tóquio abriu mão. Estamos nos movimentando junto ao Flamengo (administrador do Maracanã), à CBF, e também junto à Fifa para que a cidade possa concorrer a sediar a final - disse o político à "Bandnews".

+ Tite vai revelar convocação no dia 24: veja quem pode pintar na lista da Seleção nos próximos jogos pelas Eliminatórias

O Rio de Janeiro sediou o Mundial de Clubes em 2000, e o Corinthians venceu o Vasco na decisão, no Maracanã. Desde então, o torneio organizado pela Fifa foi realizado oito vezes no Japão (2005, 2006, 2007, 2008, 2011, 2012, 2015 e 2016), quatro vezes nos Emirados Árabes (2009, 2010, 2017 e 2018), duas vezes no Marrocos (2013 e 2014), e duas vezes no Qatar, nas edições de 2019 e 2020.

Nesta quarta-feira, o Maracanã voltou a receber um jogo com público após 533 dias. A operação da partida entre Flamengo e Grêmio, com 6,446 torcedores presentes, foi elogiada por autoridades e torcedores. Para a administração do estádio, que mobilizou 1.700 colaboradores, o balanço também foi positivo.

- Temos total condição, (temos) o Maracanã, o Engenhão. Tem vários jogos além da final. A cidade se colocará, sim, como postulante a sediar essa final. Temos experiência em sediar grande eventos, Copa do Mundo, Olimpíada. A cidade do Rio está absolutamente apta a sediar esses jogos. Com o Flamengo sendo um dos times que caminha para essa final, não tenho dúvidas de que seria uma alegria para o Brasil e para o carioca - afirmou o deputado Pedro Paulo (DEM).