Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Prometendo grandes emoções, Campeonato Catarinense começa neste final de semana

Apesar de o Figueirense ter 17 taças acumuladas, a Chapecoense, campeã em 2016, inicia esperançosa. Com time repaginado, o Índio Condá encara o Inter de Lages sob comando de Vagner Mancini<br>

A Chape conquistou o Campeonato Catarinense de 2016 após empate em casa com o Joinville (Divulgação)
Escrito por

Neste domingo será dada a largada no Campeonato Catarinense. O primeiro turno terá nove rodadas, outras nove no returno e os jogos das finais. Ao todo, 92 partidas serão disputadas. O torneio inicia com Criciúma e Avaí e Figueirense e Brusque fecham a noite de sábado. Já no domingo, é a vez da Chape realizar sua primeira partida, encarando o Inter de Lages na Arena Condá.

Em um campeonato que promete ser cheio de emoção, o Figueirense inicia com a carga de 17 taças, porém a favorita continua sendo a Chapecoense, campeã catarinense e sul-americana de 2016.

O Índio Condá teve desempenho marcante nos últimos anos. O clube iniciou sua ascensão em 2009, quando estreou na Série D do Campeonato Brasileiro. Na temporada, a equipe conquistou o terceiro lugar, alcançando acesso à Série C, em 2010. A Chape participou de três torneios pela Série C (2010, 2011, 2012), até conquistar uma vaga para disputar a Série B, em 2013, ano que conquistou o vice-campeonato e se juntou aos clubes da elite.

Disputando a primeira divisão do Campeonato Brasileiro desde 2014, a Chapecoense nunca mais caiu. Em 2016, o clube deixou grandes como São Paulo, Fluminense e Cruzeiro para trás, ocupando o nono lugar da tabela.

Dona de cinco taças do Campeonato Catarinense (1977, 1996, 2007, 2011 e 2016), a Chape inicia a competição com equipe renovada, comandada por Vagner Mancini, e com apoio dos três sobreviventes da tragédia, lateral Alan Ruschel, o goleiro Jackson Follmann e do zagueiro Neto.

Em uma competição com os grandes do estado, Figueirense, campeão 17 vezes, Avaí, time da Capital da Elite, Joinville, que é dono dos últimos títulos nacionais conquistados por um clube de Santa Catarina (Série C de 2011 e Série B de 2014) e Chape, os pequenos tentam conquistar um bom lugar.

Diretamente da serra catarinense, o Inter de Lages aposta na base e nos novos reforços para encarar o Índio Condá neste domingo. No Vale, o Brusque, comandado por Mauro Ovelha, afirma fazer uma campanha forte e já pega o Figueirense, no Orlando Scarpelli, logo de cara. Metropolitano começa em baixa, sem a presença de seu maior atacante, Mário Trípodi, após sofrer grave lesão. Cheio de tática chega o Barroso para honrar o Itajaí no torneio, voltando aos gramados da Série A.