Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Santos
escudo default
1
2
escudo default
Palmeiras

Palmeiras vira sobre o Santos no fim, derruba tabu na Vila e se classifica

Em clássico com grandes atuações dos goleiros, Verdão marcou com Jean e Willian em dois minutos para voltar a vencer na Vila Belmiro, algo que não acontecia desde 2011<br>

(Foto: Jales Valquer/Fotoarena/Lancepress)
Escrito por

O Palmeiras precisou de dois minutos para encerrar um tabu que já durava seis anos. Depois de sair atrás com o gol de Ricardo Oliveira, o Verdão lutou para virar com Jean e Willian, já no fim da partida, e vencer o clássico sobre o Santos por 2 a 1. Esta é a primeira vitória alviverde na Vila Belmiro desde 2011.

Para quem está acostumado a ver clássicos truncados, com poucas chances, não pode reclamar deste jogo. Abusando da vulnerabilidade pelas laterais do adversário, o Santos desde o início criou com Bruno Henrique pela esquerda e Vitor Bueno pela direita. Foi do camisa 7 a chance mais clara na etapa inicial, quase embaixo da trave, livre. Mas ele se atrapalhou na hora do chute e apenas ajeitou para Prass segurar.


Ricardo Oliveira e Bruno Henrique ainda acertaram a trave uma vez cada um, e Prass fez mais duas defesas. Só dava Santos, então? Nada disso. Borja, duas vezes, Mina e Guerra também fizeram Vladmir se destacar - a mais bela defesa no fim da etapa inicial, quando o zagueiro colombiano cabeceou firme.

Eduardo Baptista quis melhorar a marcação no segundo tempo e colocou Egídio na vaga de Guerra, que jogava bem, mas sua ideia a princípio não funcionou. O Palmeiras perdeu força ofensiva no meio, e o camisa 6 deixou muito espaço. O Santos, assim, passou a sufocar. Ricardo Oliveira parou de novo em Prass, que passou a acumular milagres.

O clássico parecia que ia ter o goleiro palmeirense como o destaque, já que ele fez outras duas defesaças, mas o volume santista foi premiado. Ricardo Oliveira, praticamente em cima da linha, completou para o gol, e desta vez Prass nada pôde fazer. Até ali, o placar era merecido.

Se a primeira mudança de Eduardo não surtiu efeito, a entrada de Róger Guedes deu mais força ao Verdão pela direita. Foi por aquele lado que o camisa 23 iniciou a jogada finalizada por Jean: o chute do lateral chegou a pegar em Vladimir, mas entrou. A Vila silenciou.

Em nova esticada com Guedes, Willian, a terceira alteração palmeirense, fez o segundo, já aos 42 minutos do segundo tempo. Como era de esperar, o Santos ainda teria mais uma chance. E Fernando Prass mais uma vez salvou o Verdão.

O resultado é muito importante para o Palmeiras, que chegou a 21 pontos, está classificado às quartas de final e agora é o melhor time do Paulista. O Santos, que com a vitória chegaria à ponta do Grupo D, para com 13 e segue fora da zona dos classificados. Na próxima rodada, o Verdão recebe o Mirassol, e o Santos visita o São Bento. Os dois jogos são na quarta.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 2 PALMEIRAS

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon e Tatiane Sacilotti
Público/renda: 8.732 pagantes / R$ 355.840,00
Cartões amarelos: Felipe Melo, Jean (PAL)
Gols: Ricardo Oliveira (SAN); Jean e Willian (PAL)

SANTOS: Vladimir; Victor Ferraz (Matheus Ribeiro 42'/2ºT), David Braz, Lucas Veríssimo e Zeca; Thiago Maia (Rodrigão 46'/2ºT), Renato, Lucas Lima e Vitor Bueno (Vladimir Hernandez 26'/2ºT); Bruno Henrique e Ricardo Oliveira Técnico: Dorival Jr.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Mina, Edu Dracena e Zé Roberto (Willian 33'/2ºT); Felipe Melo, Tchê Tchê, Dudu, Guerra (Egídio – Intervalo) e Keno (Roger Guedes 25'/2ºT); Borja Técnico: Eduardo Baptista