Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Novorizontino supera Timão e torna-se grande preocupação do Palmeiras

Invicto há seis jogos, Tigre do Vale ultrapassou os números do ataque do Corinthians, chegou à vice-liderança do Grupo B e tornou-se a maior ameaça do Verdão rumo às quartas

Neste momento, o Novorizontino tem o melhor ataque do Paulistão (foto: Wiliam Lima/Grêmio Novorizontino)
Escrito por

Em seu ano de estreia na elite do futebol paulista, o Grêmio Novorizontino vive uma crescente a cada rodada e tem chances reais de se classificar às quartas de final do Estadual. A equipe ocupa a vice-liderança do Grupo B e é dona do melhor ataque da competição, com 22 gols. O bom momento do time, contudo, tem sido uma pedra no sapato de alguns grandes da capital.

A começar pelo Corinthians. Até a última rodada, o alvinegro vinha repetindo no Paulista o desempenho e as estatísticas da campanha do hexa brasileiro, como líder geral e dono do melhor ataque (21 gols feitos) e da melhor defesa (6 gols sofridos). No entanto, a vitória do Novorizontino sobre o Mogi por 3 a 0 no último fim de semana tirou do Timão o posto de melhor equipe ofensiva. Nada muito preocupante para o único time já classificado para a próxima fase.

Quem realmente está preocupado é o Palmeiras. Lanterna do Grupo B após a derrota para o Água Santa, o Verdão soma apenas 15 pontos, atrás de São Bernardo (16), Ponte Preta (16), Novorizontino (18) e Ituano (18). Para o Verdão evitar o vexame, não pode tropeçar e precisa secar os adversários de chave. Porém o time de Novo Horizonte não perde há seis rodadas - maior sequência invicta entre os times do Paulistão.

A última derrota do time foi há pouco mais de um mês, diante do São Paulo no Pacaembu, no dia 24 de fevereiro. De lá pra cá, foram quatro vitórias e dois empates. Além disso, a equipe está há duas partidas sem sofrer gols. O treinador Guilherme, ex-jogador do São Paulo, exaltou o bom momento. 

— Deixar pra trás Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Ponte Preta, que são clubes fortes no campeonato, é muito bom para nosso trabalho. Mesmo que momentâneo, é para se comemorar — disse. 

Mas Pedro Carmona, artilheiro da equipe com seis gols, não se deixa impressionar pelos números e prega atenção do elenco.

— O time está numa crescente muito boa e tudo vem acontecendo num momento decisivo do campeonato. Mas está tudo muito embolado, não podemos vacilar — afirmou o meio-campista.

Carmona acredita que a experiência do elenco foi importante para administrar a instabilidade de alguns momentos e engatar uma série positiva. O treinador concordou, mas também mostrou cautela. 

— Nas dificuldades, a equipe soube assimilar e conseguimos sair delas. Mas eu não me iludo; o campeonato é muito difícil e a cada rodada, todo ponto ganho ou perdido pode fazer diferença. Acredito demais nos meus jogadores, e vou continuar acreditando até o final. Vamos continuar trabalhando cada vez mais — acrescentou o treinador

Apesar das chances de se classificar para a próxima fase logo no ano de estreia, Guilherme mantém os pés no chão: o principal objetivo do time de Novo Horizonte é assegurar a permanência na elite. 

— Temos que matar qualquer tipo de matemática para afastar esse perigo. Será muito bom pra a evolução do clube e para a cidade. Agora, temos que buscar esses pontos para afastar tudo isso e depois buscar algo maior no campeonato — completou.