Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mais festa à vista? Santa Cruz recebe o Vitória após novo feito histórico

Duelo no Arruda, a partir das 17h30 deste sábado, vale a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, que pertence ao Leão pelo salde de gols

                    Jogadores do Santa celebram o acesso no retorno ao Recife (Foto: Divulgação/Santa Cruz)
Escrito por

O sempre fiel e fanático torcedor do Santa Cruz poderá ter neste sábado, diante do Vitória, no Arruda, às 17h30 – em duelo pela 38ª rodada da Série B –, nova oportunidade para celebrar o último feito conquistado pelo time: o acesso à Série A. Feito que garantiu novo capítulo na recuperação do Santinha, que em 2009 disputava a então inédita Série D e, agora, já garantiu o retorno à elite. Elite que não fazia parte da realidade coral desde 2006.

O Santa, que em apenas quatro anos disputou as quatro divisões do futebol nacional (entre 2006 e 2009), começou a renascer em 2011, com o vice da Quarta Divisão, no primeiro ano da gestão de Antônio Luiz Neto. O título da Série C de 2013 e o protagonismo em Pernambucano (veja abaixo) foram fundamentais para o clube se fortalecer em busca de mais um passo, o mais difícil deles: o retorno à elite.

Ricardinho comandou o Santa na conquista do Pernambucano deste ano, mas deixou o cargo após o início ruim do time na Série B. Martelotte – técnico campeão estadual em 2013 – voltou, o Santa foi crescendo de produção, teve o retorno de Grafite e garantiu o acesso ao emplacar cinco vitórias seguidas. Acesso que veio mesmo com salários atrasados. Houve sintonia entre todo elenco, comissão técnica e diretoria.

– O Santa era motivo de chacota dos rivais por conta dos anos difíceis que teve. Ver essa torcida satisfeita é motivo de grande felicidade – destacou o apoiador Daniel Costa, um dos destaques do Santa, ao LANCE!.

Jogadores celebram o acesso à Série A (Foto: Divulgação/Santa Cruz)


– Podem ter certeza de que vamos brigar por títulos em 2016 e vamos disputar a Série A como um time grande – prometeu Alírio Moraes Filho, presidente do Santa Cruz, após o acesso.

Uma das missões do mandatário será manter a base que conquistou o acesso. São 27 os jogadores que ficam sem contrato com o Santa para 2016. Apenas o volante Wellington Cézar e o atacante Grafite, entre os titulares, são exceções.

– A gente pensa em trabalhar com uma receita anual em torno de R$ 50 milhões, contanto as cotas de televisão, bilheteria, quadro de sócios. Vamos ter que apertar os parafusos porque o clube tem um gasto muito acentuado. Mas, no futebol, queremos fazer um time de guerreiros, mantendo a base de 2015. O nosso esforço é para sonhar com os craques que fizeram o orgulho da torcida neste ano – destacou Alírio, em coletiva nesta sexta.

              Torcida do Santa na recepção ao time após o acesso (Foto:                                                        Divulgação/Santa Cruz)


                                        HISTÓRICO DO SANTA CRUZ DESDE 2006

                                                             Rebaixamentos
Um ano após o vice da Série B de 2005, o Santa Cruz foi rebaixado à Segundona em último lugar. Veio 2007 e nova queda, desta vez para a Série C.

                                                            O primeiro acesso
Em seu terceiro ano de Série D, o Santa Cruz foi vice da Quarta Divisão de 2011, sendo superado pelo Tupi. Era o primeiro passo do renascimento. 

                                                          Campeão da Série C
Após não ir bem na Série C de 2012, Santa conquistou a Terceirona no ano seguinte. Era o retorno coral à Segunda Divisão.

                                             Santa volta a ter protagonismo local
Santa Cruz findou jejum de cinco anos ao conquistar o Pernambucano de 2011. Viram os títulos de 2012 e 2013 e ainda o Estadual deste ano.

                                                           Santinha de elite!
Santa engrenou aos poucos na Série B, ganhou seis mil sócios após o retorno de Grafite (hoje são 10.406) e obteve o acesso após cinco vitórias seguidas. Meta, agora, é terminar a Segundona com o vice-campeonato.