Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! relembra a carreira do ex-atacante Leonardo

Revelado e ídolo no Sport, o ex-jogador, que faleceu nesta terça-feira, teve passagens por grandes clubes ao longo de sua carreira

Leonardo teve grande identificação com a camisa do Sport (Foto: Reprodução/YouTube)
Escrito por

O futebol brasileiro entrou em luto nesta terça-feira com a morte do ex-atacante Leonardo, de 41 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma doença chamada neurocisticercose, que se dá pela ingestão de alimentos mal tratados. O LANCE! presta homenagem ao ex-jogador e faz um breve resumo de sua carreira.

O ponto de partida do ex-jogador,  natural de Picos, no Piauí, foi justamente onde viveu seus melhores momentos na carreira. Afinal, foi no Sport onde ele se destacou pelos gols (136 gols em três passagens). Ele é o terceiro maior artilheiro do Rubro-Negro, além de ser o segundo em número de títulos pelo clube pernambucano. No total, foram oito, com duas Copas do Nordeste (1994 e 2000) e seis Campeonatos Pernambucanos (1994, 1997, 1998, 1999 e 2000). O recordista de títulos com a camisa do Leão é Magrão.

As grandes atuações e os gols chamaram a atenção de grandes clubes pelo país. A primeira parada longe do Sport foi no Vasco da Gama em 1995. Na época, o atacante chegou com pompa de grande reforço e trouxe como contrapeso um tal Juninho Pernambucano. No Rio de Janeiro, o ex-jogador não conseguiu se firmar e acabou pegando a ponte aérea no ano seguinte.

O destino foi o Corinthians. No Timão ele teve um bom começo, sobretudo na campanha da Libertadores naquele ano. Contudo, ele não se firmou e acabou se transferindo para o rival Palmeiras. No Verdão novamente não conseguiu fazer boas atuações.


Retornou ao Sport em 1997 e permaneceu por três anos. Neste período, recuperou a regularidade e as boas atuações. Foi neste momento que se tornou ídolo da torcida por conta dos títulos conquistados e do protagonismo nas campanhas, como na Copa João Havelange de 2000.

O Cruzeiro foi outro grande clube a apostar em Leonardo. Novamente não conseguiu destaque. Rodou por algumas equipes como América-MG e até mesmo o Belenenses (POR) até retorna para o Sport. Contudo, a última passagem pelo Leão não foi tão boa quanto as anteriores. Antes de encerrar a carreira, passou por Paysandu, Guarany-CE, Picos-PI, Santa Cruz entre outras equipes de menor expressão.

Trabalhava nas categorias de base do Sport desde 2014 e tinha como principal função achar um atacante para o time principal. Afinal, era sua maior especialidade dentro das quatro linhas.