Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! na Jogada: Diretor do IBOPE avalia pesquisa sobre torcedores mistos: ‘Desafio é transformar o simpatizante em fã’

Diretor executivo do IBOPE/Recupom, José Colagrossi participou do 'LANCE! na Jogada'

Pesquisa do IBOPE revelou que 41,1 milhões de pessoas torcem por mais de um clube de futebol no país (Foto: Reprodução)
Escrito por

Com a paralisação dos campeonatos e a pandemia do novo coronavírus que assombra o mundo, o LANCE! busca outros meios de levar conteúdo para os fãs de esporte. O programa 'LANCE! na Jogada' recebeu o diretor executivo do IBOPE/Recupom, José Colagrossi, para um bate-papo. O convidado analisou a maneira que os clubes brasileiros se relacionam com os torcedores. 

- Existe no Brasil um enorme preconceito contra o torcedor misto. O torcedor misto como nós. Ele só é diferente por uma questão cultural, geográfica ou histórica. Ele desenvolveu um amor por um clube e uma grande simpatia por outro. Somos 41 milhões de torcedores mistos. O torcedor misto não torce por dois clubes. Ele tem um clube de coração - comentou. 


Em maio, o IBOPE/Recupom divulgou o resultado do levantamento e cerca de 41,1 milhões de pessoas torcem por mais de um clube de futebol no país. Este número representa cerca de 37% dos 110,4 milhões torcedores do Brasil. O diretor executivo José Colagrossi acredita que a principal razão para o aumento de número de 'torcedores mistos' são as transmissões nacionais de times do Rio de Janeiro e São Paulo. 

- Quando a Rádio Nacional do Rio de Janeiro transmitia o futebol do Rio para o Brasil inteiro, as pessoas escutavam os jogos de Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense, não dos times locais. Depois a Rádio Globo começou com as transmissões do Rio para o Brasil inteiro e, mais tarde, a TV Globo também. E foi uma coincidência que quando ela começou a transmitir os jogos do Rio para o Brasil inteiro foi naquela fase histórica do Flamengo de Zico, que ganhou tudo até o Mundial de 81, o que gerou essa enorme simpatia pelo Flamengo no Nordeste. Em algum momento essa chave virou, com uma geração mais nova que não via os times locais disputando títulos e o interesse passou a ser maior por times do sul e sudeste - explicou.