Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: O absurdo dos estaduais em meio à pandemia

CBF e federações subestimam coronavírus e colocam jogadores em risco

Em protesto, jogadores do Grêmio entram em campo pelo Gaúcho usando máscaras (Foto: Lucas Uebel / Grêmio) 
Escrito por

No momento em que uma pandemia faz milhares de mortos, a CBF demorou a agir. A decisão ficou, então, nas mãos das federações, que adotaram decisões repletas de contradições e falta de lógica.

Em São Paulo, portões fechados na capital e abertos no interior, como se o público não transitasse de uma cidade a outra. No Rio Grande do Sul, jogadores do Grêmio entraram com máscaras em campo, em sinal de protesto. No Rio, o Flamengo jogou mesmo depois que Maurício Gomes de Mattos, vice-presidente de embaixadas e consulados do clube, foi diagnosticado com o coronavírus e viajou de avião com todo o elenco.

Absurdos com o aval das autoridades: "O contato é entre os jogadores, aí é risco deles", afirmou Wilson Witzel, governador do Rio. No Paraná, o Athletico criticou em nota a realização do clássico contra o Coritiba, "como se estivéssemos vivendo dias de normalidade".

Enquanto isso, os casos de contágio vão crescendo no Brasil, o que pode ser freado não só com todas as medidas de higiene, mas, sobretudo, o veto a aglomerações e o isolamento social da população.

Dada a sua irrelevância, seria muito simples interromper (ou até cancelar) a disputa dos estaduais. Não é momento de discutir valores, contratos de TV, pontuação, título e rebaixamento. É hora de salvar vidas. Até ontem, o futebol brasileiro lavou as mãos. E não como médicos recomendam.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.