Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogada de Santos x Vasco, pênalti em Flamengo x Bahia… Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF analisa lances da rodada do Brasileirão

Wilson Seneme comentou principais polêmicas da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro

Seneme deu seus vereditos no programa semanal da CBF "Papo de Arbitragem" (Foto: Reprodução / CBF)
Escrito por

A CBF divulgou mais uma edição do "Papo de Arbitragem" nesta terça-feira (3). No programa, Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem da entidade, e Péricles Bassols, gerente técnico do VAR da confederação, analisaram os lances polêmicos da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, encerrada nesta segunda (2).

+ Santos x Vasco: CBF divulga áudio do VAR sobre confusão envolvendo Soteldo

Os principais lances analisados pelo chefe de arbitragem da CBF foram dos jogos Flamengo x Bahia e Santos x Vasco. Para Seneme, o árbitro Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF) e a equipe do VAR acertaram ao expulsar o zagueiro Kanu por falta em Gerson na entrada da área. Em campo, Savio havia aplicado apenas cartão amarelo, mas mudou de ideia e deu vermelho após analisar a jogada no VAR.

+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000

- Se a gente para no momento da infração, faz duas colocações aqui: o goleiro tinha possibilidade de jogar essa bola agora? Não. Fora o defensor que acabou sendo expulso, havia outro defensor com possibilidade de disputar essa bola? Não. A distância que eles tinham era muito grande para poderem disputar - disse Wilson Seneme.

- Outro ponto é a direção da jogada. Uma coisa é a direção quando a jogada está na lateral. Se o Gerson e o Kanu estivessem na ponta da área, e o Gerson na mesma direção, eu diria que não há oportunidade de gol. Porque ele ia ter que dominar a bola, fazer uma nova ação para depois ficar de frente para o goleiro. Mas eles estão numa região centralizada da área, o próximo passo do Gerson era ficar de frente para o goleiro. Por isso claramente se transforma em oportunidade clara de gol. Porque os quatro elementos: distância, direção, controle da bola e número de defensores, se completam em 100%. A chamada para revisão foi absolutamente correta pelo VAR - concluiu.

+ Flamengo x Bahia: CBF divulga áudio do VAR sobre pênalti em Bruno Henrique

Ainda, o chefe de arbitragem comentou outros dois lances do duelo entre Flamengo e Bahia. Em relação ao pênalti em Ayrton Lucas anulado porque a falta teria acontecido fora da área, Seneme afirmou que a decisão pela retirada da penalidade foi correta, visto que é um lance claro, e não cabível de interpretação.

- O Sávio, em princípio, demonstrou uma certa dúvida se era dentro ou fora. Ele decide pênalti, só a partir disso o árbitro de vídeo começa a trabalhar. Visivelmente, dá para ver que foi fora da área, então buscaram um excelente ângulo. Neste lance, não há dúvida, não há interpretação. É dentro ou fora.

Wilson Seneme também falou sobre o pênalti assinalado a favor do Rubro-Negro, convertido por Pedro e que garantiu a vitória ao time carioca pelo placar mínimo. Na jogada, Bruno Henrique cai após ação de Gilberto em disputa de bola dentro da área. Savio Pereira marcou a penalidade, confirmada após revisão do VAR. Para o presidente da comissão de arbitragem da CBF, o árbitro acertou na marcação, visto que o lateral do Bahia não teve atenção e foi "imprudente".

- O defensor do Bahia teve intenção? Não. Mas será que ele não foi imprudente? Que não tem atenção? Ele não teve atenção de que havia um atacante chegando. Esse é o detalhe importante da regra. Quem jogou a bola primeiro? O atacante. O atacante vai com a ponta do pé para frente. Ele não vai com a sola. Ele vai com o bico do pé para tirar a bola e recebe o chute no pé. É um chute com falta de atenção, consideração e não teve preocupação. E não foi um contato mínimo. Foi um chute que seria na bola.

+ Botafogo pode ser campeão brasileiro com aproveitamento da equipe sob o comando de Bruno Lage? Saiba!

PÊNALTI EM SANTOS X VASCO

A partida entre Santos Vasco ficou marcada por várias polêmicas. O lance comentado por Seneme foi o do pênalti marcado por Anderson Daronco (Fifa-RS) aos dez minutos de jogo a favor do Peixe. Na jogada, Marcos Leonardo recebeu lançamento e, dentro da área, foi derrubado por Puma Rodríguez. Inicialmente, o árbitro não marcou a penalidade, mas após consulta ao VAR, mudou de ideia e assinalou a infração.

O próprio Menino da Vila foi para a cobrança e converteu, abrindo o placar para os donos da casa. Para Wilson Seneme, a decisão de Daronco com auxílio da VAR foi correta, já que o contato foi direto no corpo do camisa 9 santista, sendo assim, uma "imprudência" de Puma. Portanto, seguiram o texto da regra.

- Se a gente observar o jogador, ele chega atrasado na bola e não disputa e vai na direção do corpo do atacante. Se o contato fosse mínimo ou se o atacante realmente deixasse o corpo, nada a marcar. Existe uma imprudência do defensor, que vai direto ao corpo do atacante e o derruba. Eles interpretaram dessa maneira e estão respaldados pela regra - disse o chefe de arbitragem da CBF.