Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Joinville
escudo default
0
2
escudo default
Grêmio

Grêmio vence o Joinville e as poças d’água, mas fica em terceiro

Tricolor fez a sua parte diante do já rebaixado JEC, mas triunfo do Atlético-MG contra a Chapecoense impediu que os comandados de Roger Machado alcançassem a vice-liderança

           Sobrou água na Arena Joinville durante o triunfo do Grêmio contra o JEC (Foto: Carlos Jr. /Futura Press)
Escrito por

O Grêmio fez a sua parte neste domingo diante do rebaixado Joinville, mas o objetivo de terminar o Campeonato Brasileiro com a vice-liderança não foi concretizado graças ao triunfo do Atlético-MG. Atuando na Arena Joinville e com boa presença do seu torcedor, o Tricolor superou o JEC e levou a melhor também contra o excesso de água no gramado – fundamental para o gol de Bobô, por exemplo – ao triunfar por 2 a 0, em jogo da 38ª e última rodada do Brasileirão. Marcelo Oliveira e o já citado Bobô, com o auxílio da poça d'água, marcaram.

O Grêmio encerrou sua participação no Brasileiro com 68, contra 69 do Galo. O Tricolor receberá R$ 4,3 milhões de premiação da CBF pela terceira colocação e, agora, pensa única e exclusivamente na próxima temporada, principalmente na fase de grupos da Libertadores e no Gauchão, já que precisará evitar o hexa do rival Inter, soberano nos últimos anos. O Joinville, por sua vez, permaneceu com 31 pontos e na 20ª e última colocação e terá como principal meta retornar à Série A no ano que vem.

GRÊMIO SAI NA FRENTE LOGO NO INÍCIO

A chuva que castigou Joinville deixou o gramado da Arena sem as condições ideais para a prática do futebol, graças aos diversos pontos com excesso de água. Tal situação, consequentemente, foi prejudicial para as duas equipes. Passes em profundidade? Lançamentos longos? Era difícil trabalhar a bola com a qualidade esperada. Eis que, logo aos cinco minutos, o Grêmio, de início melhor, foi eficaz. Jogada do zagueiro Pedro Geromel, atuando de ponta esquerda, e gol de Marcelo Oliveira, como um centroavante.

O Grêmio não manteve o mesmo ímpeto após abrir o placar. Já o JEC, demonstrando muita disposição, soube pressionar o Tricolor, encurtando os espaços e, com o passar dos minutos, tomando conta do jogo, tendo mais posse de bola e volume de jogo. Faltava, no entanto, a eficácia que o rival teve nos primeiros minutos. A melhor chance veio aos 40, após Anselmo finalizar no travessão. A vitória parcial foi do Grêmio, que deixou a desejar na sequência da etapa inicial, muito pela saída de Luan, aos 12 minutos, que deixou o jogo lesionado.

JOINVILLE FICA NO QUASE; GRÊMIO AMPLA COM AJUDA DA ÁGUA

O Grêmio voltou com Edinho na vaga de Everton. O objetivo do técnico Roger Machado era claro: evitar que o Joinville tivesse o domínio no meio de campo. E foi o JEC que quase marcou, após bola parada. Cobrança de falta de Ratinho, desvio de Rafael Donato e bola passando à direita de Grassi. O empate do Joinville poderia ter vindo pouco depois, aos 14, mas o dia não era do time catarinense. Após Mário Sérgio acertar a trave, o Grêmio saiu com um chutão. Agenor chegaria antes de Bobô, mas a bola traiu o goleiro do JEC, Bobô chegou antes, driblou o camisa 1 e ampliou, aos 11.

O gol não abateu o Joinville, que seguiu em busca de um gol em sua despedida da Série A. Mas o time catarinense seguiu sem mostrar eficácia e, vide o Grêmio, ter sorte. O Grêmio, por sua vez, passou a ter mais tranquilidade com a vantagem ampliada. Roger até tornou o time mais ofensivo, após Walace pedir substituição, garantindo a entrada de Vitinho. Mas o jogo terminaria com a vitória tricolor por 2 a 0. A vice-liderança não veio, mas o Grêmio termina o Brasileirão com vaga na fase de grupos da Libertadores.

FICHA TÉCNICA
JOINVILLE 0 X 2 GRÊMIO


Local: Arena Joinville, Joinville (SC)
Data-hora: 6/12/2015 – 17h
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Moisés Aparecido de Souza (SP) e José Raimundo Dias da Hora (BA)
Público/Renda: 5.979 pagantes/R$ 199.245,00
Cartões amarelos: Diego, Eduardo Ratinho e Rafael Donato (JOI); Ramiro (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Marcelo Oliveira, 5'/1ºT(0-1) e Bobô, 14'/2ºT(0-2).

JOINVILLE: Agenor, Eduardo Ratinho (Marcelo Costa, 30'/2ºT), Rafael Donato, Alef e Diego; Danrlei, Anselmo (Mário Sérgio, Intervalo), Kadu e Ítalo (Fernando Viana, 23'/2ºT); Trípodi e Edgar Junio – Técnico: Claudiomiro.

GRÊMIO: Bruno Grassi; Galhardo, Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace (Vitinho, 31/2ºT), Ramiro, Giuliano, Luan (Pedro Rocha, 12'/1ºT) e Everton (Edinho, Intervalo); Bobô – Técnico: Roger Machado.