Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Governo de Sergipe retira nome de Médici de estádio em Itabaiana

O governador Jackson Barreto assinou nesta quinta-feira decretos que altera o nome para Estádio Etelvino Mendonça, ex-político de Itabaiana e incentivador do esporte

Estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana, Sergipe, é a casa do Itabaiana e do Coritiba-SE (Foto: Divulgação)
Escrito por

Jackson Barreto, governador de Sergipe, assinou nesta quinta-feira decretos que retiram a homenagem a Emílio Médici, presidente do Brasil entre 1969 e 1974, na época da ditadura militar, do nome do estádio da cidade de Itabaiana. Agora, o local passa a se chamar Estádio Etelvino Mendonça, em homenagem ao ex-político da cidade, conhecido por seu trabalho em prol do esporte.

A mudança no nome do estádio, inaugurado em março de 1971 - durante o governo Médici -, é decorrente de uma recomendação da Comissão Nacional da Verdade e de pedidos da população sergipana.

- É uma orientação da Comissão Nacional da Verdade promover a alteração da denominação de prédios e instituições públicas que homenageiam aqueles que contribuíram para violência e afrontam aos direitos humanos sendo responsáveis por torturas, assassinatos de presos políticos e exílios durante o Regime Militar - explicou o governador, em declaração publicada na agência de notícias do governo de Sergipe.

Além do estádio, as escolas "Presidente Médici”, “Castelo Branco” e “Costa e Silva”, em Aracaju, passarão a se chamar, respectivamente, Nelson Mandela, Paulo Freire e Professor João Costa.