Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gol de Gênesis aos 50 da etapa final inicia a festa: Boa de volta à Série B

Atacante com nome bíblico faz golaço da vitória,1 a 0, sobre o Bota-PB, em Minas. Assim, seu time dá adeus à Série C um ano após a queda e se junta a Guarani e ABC  no acesso

Ney da Matta conseguiu levar o Boa (que neste ano caiu para a Segundona Mineira) para a Série B do Brasileirão  (Foto: Divulgação)
Escrito por

Um ano após a queda, o Boa Esporte retornou à Série B do Brasileiro. Na manhã deste domingo, no Estádio Melão, em Varginha, numa partida que teve de tudo (muitos lances de perigo, tensão, raça e até sangue, já que a partida foi de muito contato físico e os dois zagueiros do Boa tiveram de levar pontos após choques),  conseguiu com um gol de Gênesis aos 50 minutos do segundo tempo a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-PB pelas quartas de final da Série C.  O resultado (somado ao 0 a 0 da partida de ida em João Pessoa) , garantiu o acesso.

O Boa Esporte é o terceiro time que confirmou sua presença na Segundona, ao lado de ABC-RN e Guarani. Assim, resta apenas uma vaga, que será disputada na noite deste domingo entre Fortaleza e Juventude (em Caxias do Sul o jogo terminou 0 a 0).

Para o Botafogo ficou a lamentação. Depois de ter sido inferior no primeiro tempo, o time paraibano, além de acertar duas bolas na trave dos mineiros, foi bem melhor na segunda etapa e quando tudo indicava que a decisão iria para os pênaltis veio  gol nos acréscimos (o juiz deu corretamente sete minutos a mais por causa das muitas substituições e interrupções).

Com isso,  o Botafogo segue o longo jejum. Desde 1989 que o maior time de João Pessoa não disputa uma Série B. 

O público em Varginha, como é tradicional, foi pequeno. A torcida local não prestigiou o time - que foi fundado na cidade de Ituiutaba e passou a jogar na cidade com o nome de Boa no início da década. Mesmo assim, o Boa começou melhor, dominando os primeiros 15 minutos, mas foi do Botafogo o primeiro lance de perigo, quando Carlinhos chutou e o goleiro Daniel Luiz salvou com o pé. Assustado, o Boa passou a atacar ainda mais e criou duas chances, uma finalização de Rodolfo na trave, mas o Botafogo devolveu: uma cobrança de falta de David Luiz foi no travessão.

No segundo tempo, a partida seguiu movimentada, com boas chances para cada equipe, mas o placar seguiu 0 a 0 graças às atuações dos dois goleiros. Porém, aos 50 minutos, o atacante Gênesis, que entrara aos 20 minutos antes, recebeu de Escobar, limpou a marcação e chutou de fora da área no canto esquerdo do goleiro. Boa 1 a 0 e de volta à Série B.

Herói do acesso, o garoto Gênesis chorava de felicidade. 

- Estou feliz demais. Foi o gol mais importante da minha carreira. Me chamo Gênesis e que isso seja apenas o início de uma carreira promissora e Deus está me abençoando cada vez mais.

O atacante disse que o treinador Ney da Matta cantou a jogada do gol.
 
- Ele me chamou do banco e disse, entra que você vai ter uma bola que poderá pegar e girar e fazer o gol. Foi o que aconteceu - concluiu o jogador que pôs fim à série de insucessos do Boa. No fim de 2015 o time caíra para a Série C-2016. E no Mineiro deste ano o time acabou rebaixado e terá de disputar a Segundona do estadual em 2017.

No Botafogo, agora o jeito é pensar na próxima temporada. 

- Vamos voltar para casa e assimilar. O sucesso passou perto. Uma falta de atenção quando o jogo estava acabando significou a derrota.  Mas fizemos uma grande campanha e podemos brilhar no ano que vem,  disse Plínio.