Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Grêmio
escudo default
1
0
escudo default
América-MG

Éverton garante vitória magra sobre o América-MG e Grêmio vai ao G4

Equipe gaúcha conquista três pontos importantes na luta pelas primeiras posições

Éverton marcou o gol da vitória do Grêmio aos 31 minutos do primeiro tempo (Foto: Itamar Aguiar)
Escrito por

Lutando para tentar aproximar-se dos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, a equipe do Grêmio recebeu na tarde deste domingo o América-MG, pela 11ª rodada, em sua Arena, em Porto Alegre.

Mesmo com a equipe mineira demonstrando vontade nas chegadas em seu campo de ataque durante boa parte do jogo, o Imortal não quis saber de ser surpreendido em casa. Com isso, aproveitando a velocidade de seu atacante Éverton, ainda no primeiro tempo, garantiu o placar de 1 a 0.

O resultado levou o time de Renato Gaúcho para a quarta colocação, com 19 pontos somados. Já o Coelho acabou estacionando nos 13 pontos, caindo para a 13ª posição.

O jogo

Com os primeiros movimentos de jogo, a equipe do América sabia da pressão que iria sofrer por jogar longe de seus domínios. No entanto, diferente do que muitos pensavam, foi o time mineiro quem tentou ditar o ritmo inicial, buscando a todo momento o ataque para tentar não dar chances ao adversário.

Passado o sufoco por parte do Coelho, o time gaúcho, finalmente, ofereceu algum perigo ao goleiro Jori. Aos 12, Luan tentou o arremate de longe, mas o arqueiro não deu rebote.

Aproveitando o momento favorável, outra vez o Imortal partiu pra cima. E agora com mais perigo. Em dois lances seguidos, sendo o primeiro quase ocasionando um gol contra por erro do zagueiro Messias, no segundo, Éverton desviou de cabeça após cobrança de escanteio, e, com o goleiro Jori praticamente fora da jogada, a bola acabou tocando na trave e na linha, mas não o suficiente para balançar as redes.

Com o relógio apontando 20 minutos, o Grêmio, de fato, havia melhorado e, praticamente, não deixava o América sequer manter um pouco de posse de bola. Porém, mesmo com o domínio, a equipe de Renato Gaúcho não conseguia criar jogadas para abrir a contagem na Arena.

Mesmo sem ter a bola sob seus pés, os visitantes, nas raras vezes que conseguiam pegá-la, ofereciam perigo. Aos 27 minutos, em descida com velocidade para o campo de ataque rival, Gerson Magrão recebeu com condições e arriscou um forte chute, porém pegando no lado de fora da rede, assustando Grohe.

Vendo o Coelho buscar a vantagem no placar, aos 31 minutos, o Grêmio fez valer sua força em casa e inaugurou o placar. Em um bom lançamento de Cícero no campo de defesa gremista, o meia encontrou o atacante Éverton, que, por sua vez, tirou Jori da jogada de peito, vendo o gol livre para marcar mesmo pressionado pelos defensores adversários. 1 a 0.

O gol aliviou a tensão dos torcedores, que não marcavam presença em grande número nas arquibancadas. No entanto, despertou o Coelho no jogo, que não queria ir para o vestiário em desvantagem.

Até os acréscimos assinalado pela arbitragem, o jogo era franco, com ambos os times alternando chegadas ao seus respectivos campos de ataque. Mas as tentativas não ofereciam perigo algum aos goleiros, terminando os 45 minutos iniciais com o Grêmio à frente.

Na volta para a segunda etapa, a equipes retornaram com suas formações iniciais. E assim como foi no primeiro tempo, o América partiu pra cima logo no início, quando aos três minutos, Gerson Magrão recebeu boa inversão de jogo de Ademir, arriscando um bonito chute de primeira, obrigando o goleiro Marcelo Grohe a fazer uma bonita defesa.

Mas o Tricolor gaúcho não estava disposto a fazer os visitantes sonharem com o empate. Sendo assim, aos oito, Éverton recebeu passe com ótimas condições para tentar a finalização, mas o lateral-direito Aderlan conseguiu frustrar o atacante travando a bola.

Sem grandes emoções até os 20 minutos, Renato optou por promover algumas mudanças em seu esquema tático, tirando Lima e André, com ambos tendo pouca produtividade em campo, colocando em seus lugares Thaciano e Jael, respectivamente. Já por parte de Enderson Moreira, o treinador do Coelho quis dar mais força ao seu sistema ofensivo, colocando Rafael Moura no lugar do lateral-esquerdo Giovanni.

No entanto, mesmo com as alterações processadas, o jogo seguia praticamente no mesmo panorama até meados dos 30 minutos.

Com o relógio correndo, a equipe local passou a tentar neutralizar de vez o adversário. Aproveitando a vantagem no jogo, a equipe gaúcha pressionava os mineiros em seu campo de defesa, martelando em busca de seu segundo gol.

Enderson, por sua vez, tentou apostar suas últimas fichas colocando o atacante Marquinhos no lugar do meia Ademir. Mesmo com a mudança, o Tricolor não sentiu-se intimidado, e mantinha Éverton como foco para fechar a conta, obrigando ao goleiro Jori a trabalhar.

Com as últimas trocas feitas, sendo no América, a saída de Aylon para a entrada de Wesley, e, no Grêmio, a saída de Luan para a entrada de Kaio, o confronto não teve nenhum lance de maior perigo, dando a deixa para o árbitro Rodrigo D'Alonso Ferreira soprar o apito final

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 0 AMÉRICA-MG
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data-Hora: 10/6/2018 – 16h00
Árbitro: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Thiaggo Americano Labbes (SC) Helton Nunes (SC)
Público/renda: 12.953 pagantes/R$ 372,021,00
Cartões amarelos: Cícero, Everton (GRE), Giovani, Aylon, Aderlan (AME)
Cartões vermelhos: –
Gols: Everton (31’/1ºT)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann e Cortez; Cícero, Arthur e Lima (Thaciano, aos 10/2ºT); Luan (Kaio, aos 45/2ºT), Everton e André (Jael, aos 20/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.

CEARÁ: Jori; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Giovani (Rafael Moura, aos 21/2ºT; Christian, Juninho, Ademir (Marquinhos, aos 32/2ºT), Serginho e Gerson Magrão; Aylon (Wesley, aos 40/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.