Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Filme “Meu Tricolor de Aço” celebra aniversário de 100 anos do Fortaleza

Longa-metragem contará a história do tricolor do Pici, fundado em 1918. Ex-dirigentes, funcionários, atletas, jornalistas e torcedores participaram da curadoria da obra

Filme estará em cartaz nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)
Escrito por

Na próxima quinta-feira, nos cinemas ao redor de Ceará e também no Shopping Center Lapa (zona oeste de São Paulo), estará em cartaz o filme "Meu Tricolor de Aço'. O longa-metragem tem 71 minutos de duração e conta a história dos 100 anos do Fortaleza Esporte Clube. 

A direção é de Glauber Filho, Valdo Siqueira e Tibico Brasil; o filme é produzido e distribuído pela Estação Luz Filmes, co-produzido pela Black Jack Films. Ao longo da produção da obra, diversos personagens foram ouvidos, desde ex-dirigentes até atletas, jornalistas e torcedores. 

O Fortaleza foi fundado no dia 18 de outubro de 1918 e completou seu centenário neste ano. O filme traz um roteiro que conta a história do clube a partir de estudos e entrevistas. Um ponto-chave para entender essa trajetória é o surgimento do Stella Foot-Ball Club, um dos primeiros clubes de futebol cearense, em 1912.

Com o fechamento da instituição, seus integrantes seguiram e criaram o Tricolor. Alcides Santos, comerciante e esportista, foi o primeiro presidente do clube e hoje dá nome ao estádio do Fortaleza.

Os diretores também reforçam o papel do longa-metragem enquanto registro histórico e patrimônio cultural do estado do Ceará - principalmente pelo fato de que ele está sendo lançando no ano em que o Fortaleza completa 100 anos e garante seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Imagens de arquivos audiovisuais, fotografias e matérias jornalísticas também compõem a produção de "Meu Tricolor de Aço".

Confira a sinopse do filme abaixo:
O projeto Tricolor de Aço tem como objetivo a realização de um documentário longa metragem sobre o time do Fortaleza. Sabe-se que o futebol é uma representação cultural do brasileiro, que constitui-se como patrimônios identitários nas diversas regiões do País. No caso específico, o Fortaleza ocupa o imaginário e a paixão do Cearense. Narrativas de vida e de futebol fazem em parte a História do Ceará.

No dia 18 de outubro de 1918, nascia a paixão de milhões de cearenses. Essa é a data de fundação do Fortaleza Esporte Clube. Como é de costume em todos os grandes acontecimentos, várias versões existem e percorrem os livros e jornais sobre como surgiu esse time, que se transformaria na maior paixão esportiva do estado do Ceará.

Na versão mais provável, o Fortaleza surgiu a partir de membros do Stella Foot-Ball Club, um dos primeiros clubes de futebol cearense, fundado em 1912. Após o fechamento de suas atividades, alguns de seus integrantes fundaram o Fortaleza, tendo como seu primeiro presidente, o comerciante e desportista cearense, Alcides Santos.

Assim, esse documentário é um registro histórico e patrimonial cultural de um time, de uma cidade, Estado e vida. Principalmente que em 2018 comemoramos o centenário do Tricolor de Aço.

Para contar esta história gloriosa, o documentário traz depoimentos com especialistas, historiadores, torcedores e jogadores – a construção histórica será também composta de imagens de arquivo de audiovisuais, fotografias e matérias jornalísticas.

O Documentário Tricolor de Aço terá o tempo de 72 min e finalizado em 2,5K.