Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Figueirense inova ao solicitar árbitro de vídeo na final do Catarinense

Final do Campeonato de Santa Catarina foi apenas a quarta vez em que a ferramenta foi utilizada em estaduais pelo país. Medida foi aprovada e evitou polêmicas na decisão

Árbitro de vídeo foi utilizado na final do estadual catarinense no último domingo (Foto: Luiz Henrique/Figueirense)
Escrito por

A final única do Campeonato Catarinense disputada neste último domingo entrou para a história. Foi apenas a quarta vez que o Video Assistant Referee (VAR) foi utilizado em estaduais do país, a segunda nesta temporada - a primeira aconteceu no clássico entre Internacional e Grêmio, disputado na primeira fase do Estadual, no Beira-Rio. O Figueirense ficou com o título após vitória por 2 a 0 sobre a Chapecoense, na Arena Condá.

Apesar de ter contado com a anuência da Federação Catarinense de Futebol, nos bastidores, a iniciativa partiu da direção de futebol do Figueirense.

- Sempre confiamos na idoneidade dos árbitros do nosso estado, mas nos sentíamos mais seguros com essa medida. Levamos a ideia à Federação, que prontamente fez os trâmites necessários até ter a liberação oficial da FIFA - revelou o diretor de futebol do Figueira, Felipe Faro.

Ao todo, os responsáveis pela arbitragem fizeram 25 avaliações de lances polêmicos com a utilização do VAR, mas apenas um teve o conhecimento do público.

A direção de futebol do Figueirense acredita que a condução da partida pelo árbitro Bráulio da Silva Machado tornou-se mais segura. Um exemplo: o técnico Gilson Kleina, da Chapecoense, reclamou que o segundo gol do jogo teve uma falta em seu atleta. Reclamação em vão, já que o trio de arbitragem validou acertadamente tento.

- Ficamos bastante satisfeitos e não descartamos pedir novamente a utilização do VAR para jogos futuros - completa Faro.