Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Figueira ganha pênalti bizarro, mas só empata com o lanterna América

Em casa, Figueirense encara o pior time da Série A, joga muito mal e, mesmo após abrir 2 a 0 (segundo gol com pênalti inexistente), cede o 2 a 2 e seguirá no Z4 após a rodada 

Equipes ficaram no empate no Orlando Scarpelli: 2 a 2 (Foto: Reprodução/Premiere)
Escrito por

Pior time da Série A, o América Mineiro mais uma vez cometeu muitos erros, principalmente na marcação. Porém, também mostrou garra incomum e jogou de igual para igual contra o Figueirense, nesta quarta-feira à noite, em Florianópolis, no Orlando Scarpelli, casa do rival. No fim, merecia ter melhor sorte, mas ao menos saiu com o empate em 2 a 2 , que o manteve disparado na lanterna, mas agora com 15 pontos e precisando ganhar 30 dos 39 pontos que ainda disputará para escapar do rebaixamento. Já o Figueirense foi aos 28 pontos e terminará no Z4, já que Internacional ou Vitória, que se enfrentam, necessariamente irá ultrapassá-lo na tabela.

Só que o América tem muito do que reclamar. Quando o placar era de 1 a 0 para o Figueira e o time visitante estava bem, buscando o ataque, viu o árbitro paulista José Claudio Rocha Filho marcar um pênalti para o Figueira que entra em qualquer lista dos mais mal marcados do ano.

Lins marcou o primeiro para o Figueira. Dodô fez o gol do pênalti inexistente e ampliou. Jonas diminuiu para o Coelho. Todos estes três gols no primeiro tempo. Na etapa final, Osman marcou o gol do empate.

O JOGO

Os times faziam jogo equilibrado, buscando o ataque sem eficácia nas finalizações até que aos 15 minutos o atacante Lins recebeu um lançamento e, aproveitando a falha da marcação da defesa mineira, entrou livre no meio dos dois zagueiros e tocou na saída de João Ricardo para abrir o placar para o Figueirense.

Em desvantagem, o América passou a ser mais incisivo, buscando jogadas pelos flancos. o Figueira tentava usar a velocidade e explorar erros de marcação do América.  Aos 36 minutos, o árbitro José Claudio Rocha Filho marcou o tal pênalti bizarro a favor do Figueirense. O lateral-direito Ayrton entrou na área e tentou driblar o zagueiro Eder Lima. Ele cortou a bola para o lado esquerdo e se jogou em cima do zagueiro, se lançando para a frente, com o defensor de costas. O que era para ser falta no jogador mineiro e amarelo para o catarinense por simulação, tornou-se pênalti para o Figueirense.  Dodô cobrou bem e fez 2 a 0.

Aos 43 o América diminuiu. Após grande jogada de Osman pela esquerda,  o atacante cruzou para Nixon chutar na trave.  O rebote foi até  a entrada da área, pela direita, nos pés de Jonas, que bateu de primeira e fez um golaço, recolocando o Coelho no jogo.

Na volta do intervalo,   o América voltou muito melhor, dominando o jogo e quase marcando num chute que Osman, na área, pegou mal e mandou para fora. Aos  20, Nixon, quase em cima da linha, chegou atrasado e perdeu a chance do empate. Irada, a pequena torcida do Figueirense (3.323 pagantes) começou a vaiar o time da casa.

As vaias logo foram para cima do técnico Tuca Guimarães, quando ele tirou Lins e colocou Rafael Silva. Muito grito de "burro". E o Figueira seguiu muito mal, dominado. Aos 25, o América contabilizou outro lance inusitado: após ser substituído, o seu volante Pablo, ex-jogador do Figueirense, bateu boca com a torcida local e acabou expulso.

Nos 15 minutos finais, o Figueira não se encontrava e o América foi acumulando oportunidades perdidas, a melhor quando Nixon - quase em cima da linha - chegou atrasado num cruzamento. De tanto martelar, o time visitante chegou ao empate. Danilo cruzou e Osman desta vez pegou bem. 2 a 2.  E correu para comemorar com os dois únicos torcedores do Coelho presentes ao estádio.

FIGUEIRENSE 2x2 AMÉRICA-MG
SÉRIE A DO BRASILEIRO - 25ª RODADA
Data/Hora:
14/9 - 19h30min (de Brasília)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: José Claudio Rocha Filho (SP)
Auxiliares: Fabio Rogerio Baesteiro (SP) e Ricardo Pavanelli (SP)
Cartões amarelos: Pablo e Osman (AME)
Cartões vermelhos: Pablo (expulso após ter sido substituído)
Renda e público: 3.323 pagantes/ R$ 35.145,00
Gols: Lins, 15'/1ºT (1-0), Dodô, pênalti, 36'/2T (2-0), Jonas, 43'/1ºT (2-1), Osman, 35'/2ºT (2-2)

FIGUEIRENSE: Gatito Fernandez; Ayrton, Werley, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Jackson Caucaia (Jocinei, 19'/2ºT), Ferrugem (Ermel, 37'/2ºT), Jefferson e Dodô; Maurides e Lins (Rafael Silva, 23'/2ºT). Técnico: Tuca Guimarães.


AMÉRICA MINEIRO: João Ricardo, Jonas, Sueliton, Éder Lima e Gilson; Leandro Guerreiro (Ernandes, Intervalo), Juninho, Pablo (Matheusinho, 24'/2ºT) e Danilo; Osman e Nixon (Michael, 39'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.