Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Derrota para o Fortaleza entra na lista de vexames do Flamengo

Humilhante goleada para o Botafogo no dia do aniversário, perda de título da Copa do Brasil no Maracanã e gol de Anapolina estão na relação de jogos para a torcida esquecer

(Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)
Escrito por

A eliminação diante do Fortaleza na Copa do Brasil, na noite de quarta-feira, com uma derrota por 2 a 1, entra para a lista de vexames do Flamengo. Com uma história recheada de ídolos, conquistas e títulos, o Rubro-Negro também escreveu alguns capítulos que seus torcedores gostariam muito de esquecer. Esse ano mesmo, no próprio torneio mata-mata, o time da Gávea estreou sendo derrotado pelo Confiança por 1 a 0, em Sergipe. Porém, na partida de volta, uma imponente vitória por 3 a 0 minimizou o fiasco.


Um dos vexames mais conhecidos da história do Flamengo aconteceu no dia 15 de novembro de 1972. No dia do aniversário do clube o Rubro-Negro foi goleado pelo Botafogo por 6 a 0. O resultado passou a perseguir os flamenguistas, conforme o próprio Zico chegou a revelar em algumas entrevistas. Depois o Flamengo conseguiu devolver o placar histórico em 1981, levando sua torcida à loucura.
Mas 1981, ano também da conquista do Mundial de Clubes, não foi só de glórias. No Campeonato Carioca daquele ano aconteceu um jogo que também entraria para a história negativa do Flamengo: a derrota de 1 a 0 para o Serrano, modesto clube de Petrópolis, gol marcado por Anapolina.


O Botafogo voltaria a impor um vexame ao Flamengo em 1997, quando escalou os reservas na última rodada da Taça Guanabara e mesmo assim superou Sávio, Romário e um time de estrelas do rival. O 1 a 0, com gol de Renato Carioca, custou a eliminação aos flamenguistas. Naquele mesmo ano o time sairia do Brasileirão graças a uma goleada de 4 a 1 sofrida para o Vasco, em noite inspirada de Edmundo.

Em 1998, sob a gestão de Kleber Leite, a diretoria decidiu motivar o grupo prometendo devolver o dinheiro do ingresso aos torcedores se o Flamengo perdesse para a Portuguesa no Campeonato Brasileiro, no Maracanã. O jogo terminou 3 a 2 para a Lusa e os dirigentes tiveram que montar um esquema de devolução de dinheiro.

Mas o jogo contra a Lusa não machucou tanto os torcedores quanto um outro duelo contra paulistas. Na final da Copa do Brasil de 2004 o Flamengo havia arrancado empate por 2 a 2 com o Santo André, fora de casa, e chegou ao Maracanã para decidir o título como grande favorito. Perdeu de 2 a 0 em um dos maiores vexames da historia. O técnico Abel Braga, na época no comando do time, admitiu que os dias anteriores ao duelo, marcado por visitas de personalidades à Gávea, tirou a concentração do grupo.


Tentando reencontrar o título da Libertadores, o Flamengo viveu outro vexame em 2008, quando recebeu o América do México pelas oitavas de final depois de ter vencido por 4 a 2 fora de casa. Uma grande festa tinha sido montada para a despedida do técnico Joel Santana, que havia conquistado o Campeonato Carioca três dias antes e que estava indo para a seleção da África do Sul. Quem roubou a cena foi o gordinho Cabañas, que brilhou no triunfo por 3 a 0. Alguns atletas flamenguistas deixaram o gramado aos prantos.


Outra eliminação marcante na Libertadores aconteceu na primeira fase de 2012. Na última rodada o time venceu o Lanús por 3 a 0 e ficou no gramado esperando o desfecho do duelo entre Olimpia do Paraguai e Emelec do Equador. Os flamenguistas torciam por um tropeço dos equatorianos e uma rede de televisão colocou o fone de ouvido em Leonardo Moura para o jogador acompanhar os minutos finais do jogo que estava 2 a 2. Um gol do Emelec, aos 47 minutos do segundo tempo, tirou o Rubro-Negro do torneio e o lateral sofreu como alvo de memes na internet.

Dois anos depois, em 2014, o Flamengo também foi eliminado em casa com uma derrota de 3 a 2 para o Leon, do México. O time caiu na primeira fase.