Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cruzeiro anuncia português Paulo Bento como novo treinador

Com passagens por Sporting e seleção portuguesa, treinador de 46 anos irá para o seu terceiro trabalho na carreira, no comando da equipe mineira&nbsp;<br>

Cruzeiro anunciou o português Paulo Bento, como novo treinador (Foto: Divulgação/Twitter Oficial do Cruzeiro)
Escrito por

Após quase duas semanas de tentativas e sondagens, o Cruzeiro anunciou na noite desta quarta-feira a contratação do técnico português Paulo Bento para substituir Deivid no comando da equipe. A diretoria tentou alguns nomes para o cargo, mas, após negativas, foi buscar em Portugal o novo treinador. Com passagens pelo Sporting, clube em que também marcou época como jogador, e pela seleção portuguesa, o técnico de 46 anos irá para o seu terceiro trabalho na carreira.

A negociação teve a participação do vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, e do diretor executivo de futebol, Thiago Scuro. O comandante português chegará no Brasil, na próxima segunda-feira, e seu contrato será até dezembro de 2017.

Depois de receber negativas de Jorginho, técnico do Vasco, e Ricardo Gomes, comandante do Botafogo, o clube mineiro começou a observar o mercado internacional. Reinaldo Rueda, do Atlético Nacional-COL, Fernando Jubero, do Olímpia, e Marcelo Gallardo, do River Plate, foram outros nomes colocados em pauta pela diretoria celeste.

Paulo Bento comandou o Sporting até novembro de 2009 e, depois, passou a comandar a seleção de Portugal, pela qual disputou a Eurocopa de 2012, chegando à semifinal. Mesmo com boa campanha, o treinador não conseguiu repetir o sucesso na Copa do Mundo de 2014, onde foi eliminado ainda na primeira fase em grupo com Alemanha, Gana e Estados Unidos. Com contrato até o fim de 2016, comandante foi demitido em setembro de 2014, após uma derrota em casa por 1 a 0 para a Albânia, na primeira partida das eliminatórias para a Eurocopa.

Paulo Bento será o terceiro técnico estrangeiro a comandar a equipe celeste. Antes dele, o uruguaio Ricardo Diéz, em 1953, e o argentino Filpo Nuñez, em 1955 e 1970, também já treinaram o clube mineiro.

Ficha do técnico Paulo Bento

Nome: Paulo Jorge Gomes Bento
Data de nascimento: 20 de junho de 1969
Local de nascimento: Lisboa (POR)
Clubes: Sporting (2005 a 2009) e seleção portuguesa (2010 a 2014)
Títulos: Taça de Portugal (pelo Sporting, em 2006/2007); Supertaça de Portugal (pelo Sporting, em 2006/2007 e 2007/2008)