Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Confira o retrospecto dos clubes brasileiros na Libertadores até agora

Principal torneio das Américas, competição entra em momento decisivo. Equipes brasileiras vivem momentos distintos e próxima rodada pode servir para definir a classificação

(Foto: Divulgação/Conmebol)
Escrito por

A Libertadores chega em sua 3ª rodada e começa a ficar decisiva para alguns clubes. Grêmio e Corinthians vivem momentos mais tranquilos na competição, Palmeiras e Santos são líderes de seus grupos, mas fazem jogos decisivos. O Flamengo empatou duas em casa e aumentou a pressão sobre seu elenco. Cruzeiro e Vasco fizeram apenas um ponto e precisam da vitória.

Grêmio

Atual campeão da Libertadores, o Grêmio é o segundo colocado do Grupo A. Foram dois empates e uma vitória, cinco pontos em três jogos. A vantagem do Grêmio é que dos três jogos restantes, dois são em casa. O Imortal fez bons jogos contra os times mais fortes do grupo. Na estreia, contra o Defensor, um empate em um a um, com o Grêmio jogando melhor e cedendo o empate.

Contra o Cerro Porteño, fora de casa, um jogo truncado e um empate em 0 a 0, com ótima atuação de Marcelo Grohe. A única vitória veio em casa, contra o Monagas, um sonoro 4 a 0, com gols de Jael, Cícero, Luan e Everton. O detalhe é que os quatro gols foram feitos no segundo tempo. No primeiro, o Grêmio não jogou bem e teve a atenção chamada pelo comandante Renato Gaúcho. A bronca fez efeito e a equipe deslanchou.

Com grandes nomes no elenco e um time com estilo de jogo próprio e bem definido, o Grêmio venceu na estreia do Brasileiro, outro time de Libertadores: o Cruzeiro, por 2 a 1. Com grandes nomes do porte de Luan, Geromel, Marcelo Grohe e Arthur, além de Renato Gaúcho no comando, o Tricolor tem tudo para fazer bons jogos em casa e se classificar com tranquilidade.

Próximos Jogos:
• Grêmio x Cerro Porteño (01/05, Arena do Grêmio, 19:15)
• Monagas x Grêmio (15/05, Monumental de Maturín, 21:30)
Grêmio x Defensor (23/05, Arena do Grêmio, 19:50)

Flamengo

O momento do Flamengo, talvez, seja um dos mais instáveis entre os brasileiros. O empate contra o Santa Fé, por 1 a 1, em casa, nesta quarta-feira, ligou o sinal de alerta da torcida rubro-negra. Com fracassos recentes nas principais competições disputadas, o clube sofre com as críticas a administração em relação ao futebol, principalmente com fortes críticas ao elenco.

O empate com o Santa Fé, um dos mais fracos do Grupo 4, foi o segundo deslize em casa. Na estreia, contra o RIver Plate, o Flamengo esteve duas vezes a frente do placar, mas cedeu o empate nos momentos finais do jogo, atuando no Estádio Nilton Santos. Na ocasião, Everton (hoje no São Paulo) e Rodrigo Dourado fizeram os gols do Flamengo.

O melhor jogo do clube carioca na competição foi contra o Emelec, fora de casa. O Flamengo ganhou por 2 a 0, com dois gols da joia Vinicius Júnior, que do banco, entrou no segundo tempo e decidiu o jogo.

A vitória foi a única até agora, com cinco pontos em três jogos, o Flamengo tem campanha semelhante a do Grêmio, mas como não pontuou em casa, vai ter que decidir fora, o que é sempre complicado na Libertadores. Esse fator somado com a instabilidade e pressão que o clube vive, pode ser decisivo na campanha do rubro-negro. O Flamengo faz o último jogo da fase de classificação contra o River Plate, no Monumental de Núñez.

Próximos Jogos:
• Santa Fé x Flamengo (25/04, El Campín, 21:45)
Flamengo x Emelec (16/05, Maracanã, 21:45)
• River Plate x Flamengo (23/05, Monumental de Núñez, 21:45)

Vasco

O Vasco vive um momento decisivo na Libertadores. Após uma estreia péssima, quando perdeu por 1 a 0, do Universidad do Chile, jogando em São Januário, o Vasco enfrenta o Racing, nesta quinta-feira, às 19:18, no El Cilindro.

A estreia do Vasco, porém, não foi contra o Universidad do Chile, antes o Cruzmaltino disputou a fase inicial, que decidia se iria ou não disputar a fase de grupos. No primeiro jogo da Pré-Libertadores, venceu com facilidade o Universidad de Concepcion, no placar agregado de 6 a 0. Destaque para Paulinho, que na vitória por 2 a 0, no jogo de volta, se tornou o jogador mais jovem a marcar na competição com a camisa vascaína.

No segundo jogo, contra o Jorge Wilstermann, o Vasco fez uma partida perfeita no jogo de ida: 4 a 0, em São Januário, com gols de Paulão, Rildo, Pikachu e Paulinho. No jogo de volta, o Jorge Wilstermann se aproveitou da altitude e repetiu o placar. Com uma defesa instável, o Vasco teve que disputar a classificação nos pênaltis. Martin Silva brilhou e o cruzmaltino avançou na competição.

Na estreia no Grupo 5, a defesa voltou a mostrar instabilidade e o resultado contra o Universidad do Chile não foi positivo. No segundo jogo da fase de grupos, o Vasco viajou para Minas Gerais e fez uma grande partida contra o Cruzeiro.

Em jogo equilibrado e com boa atuação defensiva, conseguiu segurar o jogo, além de ter momentos em que podia ter marcado o gol. O 0 a 0 foi o primeiro ponto do clube na competição. Com um ponto em dois jogos, todos os próximos jogos são importantes. O Vasco faz dois jogos em casa, contra Racing e Cruzeiro, a última partida é contra o Universidad do Chile, fora de casa.

Próximos Jogos:
​• Racing x Vasco (nesta quinta-feira, El Cilindro, 19:15)
Vasco x Racing (26/04, São Januário, 21:30)
Vasco x Cruzeiro (02/05, São Januário, 21:45)
• Universidad do Chile x Vasco (22/05, Estádio Nacional, 21:30)

Cruzeiro

Com um dos melhores elencos da competição, o Cruzeiro estreou com derrota para o Racing, fora de casa, por 4 a 2, com três gols de Láutaro Martinez, uma das principais revelações da Libertadores. A derrota fez com que o Cruzeiro ligasse o sinal de alerta, tendo em vista que está em um dos grupos mais difíceis da competição.

O segundo jogo, contra o Vasco em casa, a vitória era essencial. Porém, apesar de um jogo equilibrado e com boas chances, a Raposa não saiu do zero com o Vasco. O próximo jogo é nesta quinta-feira, contra o Universidad do Chile, fora de casa, às 21:30. A partida é importantíssima para as pretensões do Cruzeiro em se classificar para a fase eliminatória.

A vitória pode deixar o grupo aberto e todos com chances de classificação. Nesse meio tempo, o Cruzeiro venceu o principal rival na final do Campeonato Mineiro. A vitória contra o Atlético-MG deu moral para a equipe, mas a derrota na estreia do Brasileiro contra o Grêmio, aumentou a pressão para o jogo desta quinta-feira. Irregular, o Cruzeiro precisa da vitória para se estabelecer no Grupo 5 e na temporada.

Próximos Jogos:
• Universidad do Chile x Cruzeiro (19/04, Santiago (Nacional), 21:30)
Cruzeiro x Universidad do Chile (26/04, Mineirão, 19:15)
• Vasco x Cruzeiro (02/05, São Januário, 21:45)
Cruzeiro x Racing (22;05, Mineirão, 21:30)

Santos

O Santos começou um trabalho novo nesta temporada. Jair Ventura assumiu o Peixe no início deste ano e alguns jogadores foram embora, como Lucas Lima e outros chegaram, como Eduardo Sasha. O técnico Jair Ventura sabe mesclar jovens jogadores com experientes, a mistura com o Santos, uma das melhores bases do país, tem dado certo. Um dos exemplos é o surgimento de Rodrygo, de 17 anos. O retorno de Gabigol também foi um dos trunfos do Santos no ano.

A estreia na Libertadores foi difícil, ainda em formação, o Santos não conseguiu jogar na altitude e perdeu para o Real Garcilaso, por 2 a 0, com gols de Ramúa e Vidales. Na sequência, o Santos conseguiu encaixar seu jogo e venceu com propriedade, o tradicional Nacional, por 3 a 1, com gols de Sasha (2) e Rodrygo. A notícia ruim ficou com a expulsão de Gabigol.

O grupo do Santos, além do Nacional, tem o Estudiantes, outro grande clube da história da competição. Em uma das partidas mais importantes do ano, o Santos viajou até a Argentina e venceu o Estudiantes por 1 a 0, com gol de Arthur Gomes. O goleiro Vanderlei, porém, foi o melhor em campo, com quatro defesas a queima roupa e garantindo o resultado.

No Paulistão, o Santos foi eliminado nas semifinais, pelo Palmeiras e teve mais tempo para treinar para a Libertadores. A vitória contra o Estudiantes, deu uma folga na classificação e o Santos é o líder do Grupo 6 com seis pontos, com duas vitórias e uma derrota.

Próximos Jogos:
Santos x Estudiantes (24/04, Vila Belmiro, 21:30)
• Nacional x Santos (01/05, Parque Central, 21:30)
Santos x Real Garcilaso (24/05, Pacaembu, 19:15)

Corinthians

O Corinthians é um dos times mais regulares do Brasil dos últimos anos. Mantendo sempre o seu padrão de jogo, independente do adversário, o Timão vai bem na Libertadores.

Na estreia, um empate em 0 a 0, fora de casa com o Millionários. Com estratégia bem definida, o clube paulista defendeu no primeiro tempo e atacou no segundo, mas não conseguiu abrir o placar.

Na sequência, vitória em casa, contra o Deportivo Lara, sem chances para zebras. Emerson Sheik, um dos remanescentes do título da Libertadores de 2011, fez gol e Pernía, contra, completou o placar.

Embalado, o Corinthians teve uma grande vitória fora de casa, contra o Independiente, nesta quarta-feira, com gol de Jadson, nos minutos finais da partida. Com 7 pontos em 3 jogos, o Corinthians tem a melhor defesa e não sofreu nenhum gol. O Timão faz dois jogos em casa, contra o Independiente e Millionários. Líder do Grupo 7, o Corinthians tem tudo para se classificar com tranquilidade.

Próximos Jogos:
Corinthians x Independiente (02/05, Arena, 21:45)
• Deportivo Lara x Corinthians (17/05, Metropolitano de Lara, 21:30)
Corinthians x Millionários (24/05, Arena, 21:30)

Palmeiras

Com um elenco caro e cheio de opções, um dos principais objetivos do Palmeiras na temporada é a conquista da sua segunda Libertadores. A primeira partida, uma vitória expressiva fora de casa: 3 a 0, contra o Júnior Barranquilla, com dois gols de Bruno Henrique e um de Borja.

Na segunda partida, o Palmeiras recebeu o Alianza Lima e venceu mais uma. Com gols de Thiago Martins e Borja, venceu tranquilamente o clube peruano por 2 a 0. Até então, a campanha era perfeita e sem motivos para cobranças e dúvidas. Porém, o Palmeiras não conseguiu manter o 100% de aproveitamento, justamente em um dos jogos que poderia, praticamente, definir o Grupo 8.

Contra o time mais difícil do grupo, o Palmeiras recebeu o Boca Júniors e abriu o placar já nos últimos minutos da partida. Porém, com um erro defensivo, Carlitos Tévez empatou logo depois e sacramentou o resultado. A partida era importante justamente porque, dos três próximos jogos do Palmeiras, dois vão ser fora de casa, contra o Boca e o Allianza Lima.

A boa notícia é que o Porco fecha a fase de grupo, jogando em casa, contra o Júnior Barranquilla, time que fora de casa, goleou por 3 a 0. O Palmeiras é o líder do grupo, com 7 pontos, mas os próximos jogos vão ser decisivos para a classificação.

Próximos Jogos:
• Boca Júniors x Palmeiras (25/04, La Bombonera, 21:45)
• Alizana Lima x Palmeiras (03/05, Alejandro Villanueva, 21:30)
• Palmeiras x Júnior Barranquilla (16/05, Arena Palmeiras, 21:45)