Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com recorde de clubes e time haitiano, Copinha inicia neste sábado

Torneio mais tradicional da base contará com 112 clubes, dentre gigantes e desconhecidos. Copa São Paulo de Futebol Júnior é esperança para o futuro do futebol brasileiro

Maior campeão do torneio, Corinthians venceu a Copinha em 2015 (Foto: Miguel Schincariol/LAncepress!)
Escrito por

Enquanto os jogadores profissionais curtem a ressaca das festas de fim de ano, as promessas tentam dar o primeiro passo para se tornarem realidade no mais tradicional torneio das categorias de base do futebol brasileiro.

Começa hoje a 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, com 112 times – número recorde na história da competição – de 27 estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal. O pontapé inicial será dado em Araraquara, uma das 27 cidades de São Paulo que sediam o torneio, com a partida entre Ferroviária e América-PE, às 9h, na Fonte Luminosa.

Os participantes vão dos gigantes aos desconhecidos do futebol brasileiro – e mundial. Todos os times que disputarão a Série A do Brasileiro de 2016 jogam o torneio com suas promessas. Por outro lado, a maior novidade deste ano é o Pérolas Negras, o único time estrangeiro desta edição, formado somente por jogadores haitianos, cuja história você pode conhecer logo abaixo, no primeiro link do "E Mais". 

A primeira edição da Copinha ocorreu em 1969, com participação de só quatro clubes (Corinthians, Juventus, Nacional e Palmeiras), todos de São Paulo. Naquele ano, o Timão conquistou o primeiro de nove títulos que ganharia na competição – sendo o último no ano passado, credenciando-o como o maior vencedor do campeonato.

Até hoje, 21 times já foram campeões da Copinha. Dentre os grandes do eixo Rio-São Paulo, somente Palmeiras e Botafogo ainda não conquistaram o título. A maior surpresa da história foi o Roma, de Barueri (SP). Em 2001, o extinto time bateu o São Paulo na final e foi campeão. Após o término do torneio, foi descoberto que, ao menos, quatro jogadores do clube eram “gatos” – como são conhecidos os atletas que jogam com a idade adulterada.

Neste ano, a Copinha será disputada por atletas até 20 anos – é o que se espera! Nas edições passadas, nomes como Raí, Djalminha, Rogerio Ceni, Neymar e Lucas deram as caras no torneio. Dia 25 de janeiro, o Pacaembu, como já é tradicional, será o palco da decisão. Que o torneio seja o celeiro de craques que podem tirar o futebol brasileiro de uma ressaca que já dura alguns Réveillons...

Corinthians é o maior campeão do torneio, com 9 títulos






CONFIRA ALGUNS NOMES QUE SURGIRAM NA COPINHA:


Neymar
Jogou duas Copinhas. A primeira, em 2008, tinha 15 anos. Na estreia, contra o Barra do Garça (MT), substituiu Ganso no decorrer do jogo. Naquele ano, o Peixe caiu nas quartas para o Inter. Em 2009, o Santos caiu para o Cruzeiro. Hoje, é um dos três melhores jogadores do mundo.

Rogério Ceni
Campeão do torneio em 1993, Rogério fez cinco gols em oito jogos. Subiu direto para o profissional do São Paulo após a campanha no torneio. Jogou por 25 anos no Tricolor.

Falcão
Anter de virar Rei de Roma, foi o rei da Copinha de 1972, quando foi o destaque do torneio apesar de ter sido vice-campeão com o Internacional. Hoje, é técnico do Sport.

Raí
Apareceu para o futebol na edição de 1983 pelo Botafogo de Ribeirão Preto. Disputou a final contra o Atlético-MG. Hoje, comanda a Fundação Gol de Letra.

Djalminha
Era o maestro do Flamengo campeão da Copinha de 1990, um dos times mais marcantes da história do torneio. Virou comentarista esportivo.

Dener
Levou a Portuguesa ao título de 1991, quando foi a grande revelação. Morreu em um acidente de carro em 1994.

Lucas
Ainda chamado de Marcelinho, pela semelhança com o ídolo do Corinthians, foi campeão em 2010, sendo o destaque do São Paulo. Hoje, joga no PSG.