Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em momento histórico, Chape busca a final da Copa Sul-Americana

Chape coleciona acessos e feitos desde 2009, quando disputou a então inédita Série D após quase ser extinta. Nesta quarta, busca fazer história contra o San Lorenzo na Arena Condá

                         Quem leva? Chape tem a vantagem do empate sem gols contra o San Lorenzo de Diego Aguirre
Escrito por

A Chapecoense busca a final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), quando enfrentará o San Lorenzo, na Arena Condá. Após o 1 a 1 em solo argentino, um empate sem gols garante a Chape na decisão. Chape que esteve próxima de ser extinta há menos de 15 anos. Uma mudança de personalidade jurídica aliada com uma parceria com o Kindermann salvaram o clube da falência. Iniciada em 2013, a parceria durou até o ano seguinte. Foi a base para a reestruturação. O site do LANCE! fará a cobertura da partida com transmissão em tempo real.

Dívidas passaram a ser sanadas após um grupo de empresários assumir o comando do clube, em 2005. Gestões conscientes garantiram diversas melhorias ao clube, que em 2009 disputou a primeira edição da Série D, e em 2014, estava na elite.

– O time mudou muito, da água para o vinho. Não tinha CT, não tinha academia, não tinha nem divisão nacional. Era um clube que fechava em maio e reabria em dezembro. Hoje, temos nove mil sócios, uma torcida que comparece e tentamos investir em tudo, não só no futebol, mas também na estrutura e na base  – disse Sandro Pallaoro, presidente da Chape desde novembro de 2010, ao LANCE!.

E qual seria o limite para a Chape que virou modelo a ser seguido?

– Nunca podemos nos acomodar, achar que já está bom. Hoje, sonho levar o time a uma disputa de Libertadores. Daqui a cinco, dez anos, quero ver o clube ganhando Copa do Brasil ou Brasileirão. Mas o importante é não ter pressa e manter os pés no chão – completou Pallaoro.

             Ananias marcou no jogo de ida, na Argentina (Foto: AFP)

                                A ASCENSÃO DA CHAPECOENSE DESDE 2009

CHAPE SEM DIVISÃO

Entre 1999 e 2008, a Chapecoense só esteve e um Brasileiro em 2007, quando disputou a Série C e não passou da primeira fase.

COMEÇA A ASCENSÃO

A Chape se garantiu na Série D-2009 graças ao vice-campeonato catarinense no início do ano. E foi à Série C do ano seguinte com o terceiro lugar na primeira edição da Quarta Divisão. Mais um ano de calendário maior à vista.

NOVO ACESSO

Foram dois anos batendo na trave em busca da Série B. Já em 2012, a Chape alcançou a Série B graças ao terceiro lugar na Terceirona.

O ACESSO 'SURPRESA'

A meta era permanecer na Série B e seguir se estruturando para, aí sim, almejar a elite. Mas a Chape surpreendeu, sendo vice da Segundona em 2013. O Verdão do Oeste foi o time que menos perdeu nesta edição da Série B conquistada pela Palmeiras.

PERMANÊNCIAS

A Chape se manteve na elite em 2014 ao término da 37ª rodada. Ano passado, a permanência veio antes: no fim da 36ª. O time vai para o quarto ano seguido no Brasileirão em 2017.

TÍTULOS E FEITOS

Chape foi campeã catarinense em 2011. Ano passado, o time quase foi às semifinais da Sul-Americana. Já neste ano, o Verdão do Oeste levou o Estadual, vai muito bem no Brasileirão e pode fazer história nesta quarta.

KEMPES SERÁ A REFERÊNCIA DO ATAQUE

A Chapecoense deverá ter apenas uma novidade em relação ao time que derrotou o São Paulo na última rodada do Brasileirão. O técnico Caio Junior confirmo que Kempes volta ao time titular, o que deixará Bruno Rangel de opção no banco. Gil e Ananias.

Já o San Lorenzo não terá força máxima para buscar a decisão. O técnico Diego Aguirre, ex-Internacional e Atlético-MG, não conta com Belluschi, suspenso, e Bergessio, lesionado. Merlino e Blandi devem ser os substitutos, respectivamente.

FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE X SAN LORENZO

Local: Arena Condá, Chapecó (SC)
Data-hora: 23/11/2016 – 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Daniel Fedorczuk (Fifa-URU)
Auxiliares: Miguel Nievas (Fifa-URU) e Richard Trinidad (Fifa-URU)

CHAPECOENSE: Danilo, Caramelo, Thiego, Neto e Dener; Matheus Biteco, Sérgio Manoel (Josimar) e Cleber Santana; Thiaguinho, Kempes e Lucas Gomes – Técnico: Caio Junior.

SAN LORENZO: Torrico, Díaz, Angeleri, COloccini e Mas; Mussis, Ortigoza, Merlini e Blanco; Cautercuccio e Blandi – Técnico: Diego Aguirre.