A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou neste sábado algumas mudanças nas tabelas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. A entidade antecipou a rodada final do Brasileirão para dia 7 de dezembro e transferiu o fim do torneio mata-mata para dia 21 do mesmo mês.
A ideia da CBF é que não haja conflito de datas se algum clube se classificar para a disputa da Copa Intercontinental da Fifa, realizada em dezembro. Atualmente, Palmeiras, Flamengo e São Paulo estão vivos na Libertadores, torneio que dá vaga direta no jogo 3 da competição. O adversário será o Cruz Azul em partida realizada no dia 10 de dezembro.
Com a alteração da data final do Brasileirão, que acontecerá quase duas semanas de antecedência, as rodadas 27, 29, 31 e 33 foram remanejadas e serão disputadas nos dias 5 e 19 de outubro, 2 e 9 de novembro. Inicialmente, o período estava reservado para as semifinais e finais da Copa do Brasil.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Para os outros times que não estão na disputa da Libertadores, a mudança também é vista com bons olhos. Com o final do Brasileirão no dia 7, as equipes poderão antecipar as férias dos jogadores e planejamentos para a próxima temporada.
Copa do Brasil também teve calendário ajustado pela CBF
A CBF também alterou as datas do calendário da Copa do Brasil. Os jogos decisivos da Copa do Brasil foram transferidos para dezembro, ocupando os dias 10, 14, 17 e 21 de dezembro. Há a chance de que os jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil sejam disputados no dia 26 de novembro.
Em comunicado oficial, a CBF afirmou que estas mudanças são uma forma de "demonstrar sensibilidade às demandas globais e reforça o protagonismo do Brasil no cenário esportivo mundial, viabilizando a eventual participação de um clube brasileiro na Copa Intercontinental da Fifa".
Além disso, a mudança garante um período maior de descanso para os atletas no fim do ano e oferece às equipes mais tempo de preparação para a temporada de 2026. A expectativa é que isso resulte em melhor desempenho técnico, físico e esportivo em 2026, reforçando o compromisso com a evolução do futebol nacional.
Por fim, o ajuste também aproxima as datas das decisões da Copa do Brasil, que passarão a ser disputadas em sequência.