Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Briga quente! Veja a maratona dos times do G4 até o fim de setembro

São Paulo e Inter focam no Campeonato Brasileiro, enquanto Grêmio e Flamengo ainda têm outras competições. Veja quais são os próximos compromissos das equipes

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Ao fim do primeiro turno do Brasileirão, a distância do líder São Paulo para o quarto colocado Grêmio é de apenas cinco pontos. Essa configuração gera a promessa de disputa grande pelo título nacional. O Tricolor paulista, com 41 pontos, ficou com o simbólico título do turno, que dá o Troféu Osmar Santos oferecido pelo LANCE! Logo em seguida vem Inter (38), Flamengo (37) e Inter (36). O Rubro-Negro divide atenções com Libertadores e Copa do Brasil, enquanto o Grêmio segue vivo na competição continental. Já São Paulo e Inter têm foco exclusivo no Brasileirão. Confira abaixo o calendário de cada um dos quatro até o fim do mês que vem e a situação de cada um deles:

São Paulo
Fora da Libertadores deste ano, o único torneio continental que o São Paulo participou foi a Sul-Americana. Apesar da estreia com o pé direito e a classificação para a segunda fase após conquistar um empate e uma vitória sobre o Rosário Central, não teve o mesmo desempenho diante do Colón e acabou eliminado com derrota nos pênaltis. No Brasileirão, a boa fase também parecia distante e, na Copa do Brasil, o Tricolor chegou apenas até a quarta fase, quando foi eliminado pelo Atlético-PR com placar agregado de 4 a 3.

Por outro lado, se a vida do São Paulo ficou complicada nos torneios já citados, a liderança do Campeonato Brasileiro é motivo para sonhar com a sétima conquista da competição. Com 41 pontos - 12 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas -, a equipe do Morumbi também se destaca no saldo de gols, com 16, o maior entre os times da Série A, fatores que fizeram dos comandados de Diego Aguirre líderes do 1ª turno. Sem mais preocupações, o time precisa apenas manter a sequência de vitórias para não perder a majestade.

Até o final de setembro, o São Paulo fará quatro partidas como mandante e cinco na condição de visitante. Dessa série, haverá um clássico estadual contra o Santos (mando do Peixe com local ainda indefinido) e apenas um confronto contra equipe que está na parte alta da tabela: o Galo, quinto colocado. Veja:

20ª rodada - Paraná x São Paulo - 22/08 - Durival Britto - 19h30
21ª rodada - São Paulo x Ceará - 26/08 - Morumbi - 11h
22ª rodada - São Paulo x Fluminense - 02/09 - Morumbi - 16h
23ª rodada - Atlético-MG x São Paulo - 05/09 - Independência - 21h45
24ª rodada - São Paulo x Bahia - Morumbi - 08/09 - 19h
25ª rodada - Santos x São Paulo - 16/09 - sem horário e local definidos
26ª rodada - São Paulo x América-MG - 23/09 - sem horário e local definidos
27ª rodada - Botafogo x São Paulo - 30/09 - sem horário e local definidos

Internacional
Na cola do São Paulo está o tricampeão brasileiro na década de 1970,  oInternacional. Com38 pontos, o Colorado acumula 11 vitórias, cinco empates e três derrotas e inicia o segundo turno da competição com 66,7% de chances de conquistar o quarto título. Entre os compromissos programados até o final de setembro, as disputas que prometem ser as mais difíceis acontecem no dia 5, contra o Flamengo, e no dia 9, no clássico gaúcho com o Grêmio, marcado para às 16h. Os dois são rivais diretos pelo título. Ponto positivo para a equipe é que ambos os confrontos serão realizados no Beira-Rio.

Vice-campeões da Série B em 2017, os gaúchos não entraram nas disputas da Libertadores e da Sul-Americana. Na Copa do Brasil, a equipe manteve desempenho regular e chegou ao seu ápice na terceira fase, quando bateu o Cianorte por 2 a 0 nos confrontos de ida e volta, agregando 4 a 0 no placar final. Entretanto, na quarta fase, a infelicidade bateu à porta e, após vencer o Vitória por 2 a 1 no Beira Rio, o Inter acabou eliminado nos pênaltis em Salvador.

Brasileirão
20ª rodada - Bahia x Internacional - 22/08 - Fonte Nova - 19h30
21ª rodada - Internacional x Palmeiras - 26/08 - Beira-Rio - 16h
22ª rodada - Cruzeiro x Internacional - 02/09 - Mineirão - 19h
23ª rodada - Internacional x Flamengo - 05/09 - Beira-Rio - 21h45
24ª rodada - Internacional x Grêmio - 09/09 - Beira-Rio - 16h
25ª rodada - Chapecoense x Internacional - 16/09 - sem horário e local definidos
26ª rodada - Corinthians x Internacional - 23/09 - sem horário e local definidos
27ª rodada - Internacional x Vitória - 30/09 - sem horário e local definidos

Flamengo
Vendo os dois primeiros colocados inteiramente dedicados ao Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem um calendário mais pesado, pois segue vivo na Copa do Brasil e na Libertadores. Terceiro colocado do Brasileirão com 38 pontos, apenas um a menos que o Inter, o Rubro Negro acumula 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, sendo a última a mais dolorosa até aqui: 3 a 0 para o Atlético-PR. Com os resultados, a equipe comandada por Maurício Barbieri tem 64,9% de chances de ser campeã. Para isso, precisa manter a concentração e engrenar uma sequência de triunfos.

Classificado para as oitavas de final após conquistar quatro empates e duas vitórias na fase de grupos da Libertadores, o Flamengo foi desafiado pelo Cruzeiro em seu primeiro confronto mata-mata da disputa e acabou levando a pior, com derrota por 2 a 0 diante de cerca de 46 mil pessoas no Maracanã. A decisão acontece no dia 28 de agosto, no Mineirão e, para se classificar, o time carioca precisa vencer por dois gols de diferença a partir de 3 a 1 ou devolver os 2 a 0 e decidir a vaga nos pênaltis. Se ganhar, o Rubro Negro enfrenta Boca Juniors ou Libertad nas quartas.

O Flamengo ainda tem um grande desafio na Copa do Brasil, que dará R$ 50 milhões ao campeão. Classificado para a semifinal após bater o Grêmio no Rio de Janeiro, a equipe encara o Corinthians na penúltima fase, que ainda terá a ordem dos mandos definida em sorteio. 

Brasileirão
20ª rodada - Flamengo x Vitória - 23/08 - Maracanã - 19h30
21ª rodada - América x Flamengo - 26/08 - Independência - 16h
22ª rodada - Flamengo x Ceará - 02/09 - Maracanã - 11h
23ª rodada - Internacional x Flamengo - 05/09 - Beira-Rio - 21h45
24ª rodada - Flamengo x Chapecoense - 08/09 - Maracanã - 21h
25ª rodada - Vasco x Flamengo - 16/09 - sem horário e local definidos
26ª rodada - Flamengo x Atlético-MG - 23/09 - sem horário e local definidos
27ª rodada - Bahia x Flamengo - 30/09 - sem horário e local definidos
Libertadores
Oitavas de final - Cruzeiro x Flamengo - 29/08 - Mineirão - 21h45
Placar agregado: Flamengo 0 x 2 Cruzeiro
Copa do Brasil
Semifinal -  Corinthians x Flamengo - sem data, horário e local definidos

Grêmio
Vencedor da Recopa Sul-Americana e do Gauchão de 2018, o Grêmio iniciou o ano com o pé direito e deu indícios de que seria um forte combatente na disputa pelos principais títulos nacionais. Entretanto, o saldo de dez vitórias, seis empates e três derrotas que renderam os 36 pontos conquistados no Campeonato Brasileiro, mostra uma oscilação desfavorável e a equipe precisa acelerar para manter-se na briga pela taça, já que o Atlético-MG vem pressionando na quinta colocação, com 33 pontos e o admirável saldo de 36 gols marcados.

O Grêmio também teve um bom começo na Libertadores. Classificado diretamente à fase de grupos, o time encerrou o turno na liderança da sua chave, mas sofreu um tropeço que pode custar caro nas oitavas de final. Derrotados por 2 a 1 pelo Estudiantes na estreia da fase mata-mata, em La Plata, os gaúchos decidirão a vaga nas quartas no dia 26 de agosto, em Porto Alegre e precisam de uma vitória por 1 a 0 ou devolver o 2 a 1 para levar a disputa para os pênaltis. Se passar, pega o Atlético Tucumán ou o Atlético Nacional na próxima fase.

Na Copa do Brasil, a equipe perdeu a chance de garantir a bolada de R$ 50 milhões para os seus cofres na última semana, quando foi derrotada por 1 a 0 para o Flamengo após empatar com os cariocas em 1 a 1, na Arena do Grêmio.

Brasileirão
20ª rodada - Grêmio x Cruzeiro - 22/08 - Arena do Grêmio - 21h45
21ª rodada - Grêmio x Atlético-PR - 25/08 - Arena da Baixada - 19h
22ª rodada - Grêmio x Botafogo - 01/09 - Arena do Grêmio - 16h
23ª rodada - Santos x Grêmio - 06/09 - Pacaembu - 20h
24ª rodada - Internacional x Grêmio - 09/09 - Beira-Rio - 16h
25ª rodada - Grêmio x Paraná - 16/09 - sem horário e local definidos
26ª rodada - Grêmio x Ceará - sem horário e local definidos
27ª rodada - Fluminense x Grêmio - sem horário e local definidos

Libertadores
Oitavas de final - Grêmio x Estudiantes - 28/08 - Arena do Grêmio - 21h45
Placar agregado: Estudiantes 2 x 1 Grêmio