Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo x Fluminense: duelo de artilheiras é um dos atrativos da final do Carioca; veja onde assistir

Brenda, do Alvinegro, e Letícia, do Tricolor, são as duas esperanças de bola nas redes para as finalistas do Estadual de 2021; decisão será em jogo único, no Nilton Santos

Brenda e Letícia fazem duelo à parte de artilheiras no clássico do Carioca (Arte Lance!)
Escrito por

Chegou o dia da grande final do Campeonato Carioca Feminino. Neste sábado, às 15h, Botafogo e Fluminense se enfrentam no Estádio Nilton Santos para decidir, em jogo único, quem ficará com o título da competição. Vale destacar que esta edição é válida tanto pela temporada 2020 quanto pela 2021, já que no ano passado o torneio não foi disputado por conta da paralisação pela pandemia da Covid-19.

> Nome, posição, idade e data final: confira os tempos de contrato do elenco do Fluminense

A transmissão do clássico será feita pela BotafogoTV e pela FluTV, através do Youtube. Caso vença, o Alvinegro conquistará seu segundo título na história do Estadual. O primeiro foi em 2014. Já o Tricolor busca levar o primeiro troféu para Laranjeiras. O mais perto que chegou foi justamente em 2019, quando foi vice para o Flamengo.

Veja a tabela do Campeonato Carioca

ARTILHEIRAS FRENTE A FRENTE

O duelo carioca colocará frente a frente duas das artilheiras desta edição do Campeonato Carioca. Pelo lado do Botafogo, Brendinha, com nove gols, é o grande destaque e esperança das alvinegras. Já no Fluminense, Letícia vem deixando todo mundo para trás e é a líder isolada com 15 gols marcados ao longo do torneio.

- Estou muito feliz por estar sendo artilheira e as minhas companheiras fazem parte disso. Campeonato competitivo, deixamos escapar a Taça Guanabara, tivemos três clássicos e fomos derrotadas, mas isso nos fortaleceu, e conseguimos chegar até a final. Expectativa é a melhor possível, estamos 100% focadas para fazer um grande jogo para que possamos sair com o título, e não faltará entrega do grupo, estamos muito comprometidas e vamos em busca da vitória - disse a artilheira Letícia.

BOTAFOGO VISA PRIMEIRO TÍTULO DESDE "RECOMEÇO"

Uma vitória na final pode representar o segundo título carioca na história do Botafogo, a primeira desde 2014. Na época, contudo, o Alvinegro tinha uma parceria com a Marinha - que atualmente está com o Flamengo. Desta vez, a chance é de uma conquista com um DNA de um planejamento 100% baseado pelo clube de General Severiano.

O Botafogo retomou as atividades do futebol feminino profissional em 2019 e vem colhendo frutos de forma rápida. Na temporada passada, o Alvinegro se garantiu na elite do futebol brasileiro, sendo vice-campeão da Série A2 do Campeonato Brasileiro.

Botafogo S/A entra na segunda fase de discussões com interesse de fundos árabe e americano

Para esta final, o Botafogo chega com a marca de ter a melhor defesa do Carioca, com apenas três gols sofridos em nove partidas disputadas. O Alvinegro foi o segundo colocado da Taça Guanabara e goleou o Vasco por 3 a 0 na semifinal.

- Expectativa de um bom jogo, boa performance e título. Nos preparamos desde o início do ano visando o Estadual como laboratório, mas tínhamos o objetivo de chegar à final. Conseguimos, e agora é fazer o possível, lutando muito e com dedicação máxima, para não deixar escapar essa conquista dentro da nossa casa - afirmou Gláucio Carvalho, treinador do Botafogo.

FLUMINENSE COM DESFALQUES

O Fluminense surpreendeu e eliminou o grande favorito, o Flamengo, na semifinal. Entretanto, a ida à decisão acabou colocando o clube em situação complicada. Também neste sábado, o time Sub-18 entrará em campo para o segundo jogo da final do Brasileirão da categoria, em Porto Alegre. Assim, o time da técnica Thaissan Passos terá desfalques das jovens promessas que jogam pelas duas equipes, mas Tarciane fica disponível por estar suspensa no duelo de base.

O Tricolor terminou a competição com cinco vitórias e três derrotas. Os revezes, inclusive, foram nos clássicos contra os rivais do Rio. Por isso, acabou ficando em quarto lugar e encarando o Flamengo, líder, na semifinal, vencendo por 2 a 0 na Gávea. No saldo, foram 48 gols marcados e sete sofridos. As artilheiras foram Letícia, 15 gols, Lene, com nove, e Michelle, com seis.

- Espero um duelo de gigantes como todos que tivemos até agora, sabíamos da dimensão que seria o campeonato carioca, fomos evoluindo durante a competição, nos fortalecendo, merecemos estar nesta final e não escolhemos adversário - analisou a técnica Thaissan Passos.

FORMATO

O Campeonato Carioca 2020/21 foi disputado por América, Angra dos Reis, Boavista/Zico 10, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Pérolas Negras, Portuguesa e Vasco. Nesta temporada, a competição teve apenas uma vitória por WO, do Botafogo contra o America, na primeira rodada. As maiores goleadas foram o 21 a 1 do Fluminense no Angra dos Reis, que também protagonizou um 11 a 0 para o Flamengo e 11 a 1 para o Vasco e Botafogo. Além disso, o Fla bateu o Boavista/Zico 10 por 10 a 0. O Flu também bateu o America por 11 a 0.

Pelo regulamento, o Botafogo ficou com o mando de campo por ter tido a melhor classificação ao final das nove rodadas da primeira fase (segundo lugar). Não há vantagem para nenhuma das equipes e, havendo empate, a decisão vai para os pênaltis.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLUMINENSE

Data/Hora:
20/03/2021, às 15h
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitra: Beatriz Oliveira Dantas
Assistentes: Beatriz Geraldini de Sousa e Jéssica Marciely Laurentino Brasil Guimarães
Onde ver: BotafogoTV e FluTV (Youtube)

Botafogo (Técnico: Gláucio Carvalho)
Rubi; Mylena, Amanda, Káren, Chaiane; Pepê, Vivian (Juliana), Gaby Louvain; Brenda, Karol Lins, Kamilla (Kélen).

Fluminense (Técnica: Thaissan Passos)
Luana; Luany (Andressa Cunha), Dani Serrão, Tatá, Maria Luiza; Fernanda, Andressa, Leticia, Kelly, Lene e Tarciane.