Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Santa Cruz vence o Bahia e garante vaga inédita na final da Copa do Nordeste

Grafite marcou o único gol da partida disputada na Arena Fonte Nova, que terminou de maneira dramática e com muitas expulsões

Comemoração do Santa Cruz na Arena Fonte Nova: vaga na final (Foto: Romildo de Jesus/Lancepress!)
Escrito por

De maneira dramática, o Santa Cruz conquistou neste domingo a inédita vaga na final da Copa do Nordeste. Por 1 a 0 - gol de Grafite -, o Mais Querido venceu o Bahia em Salvador, resistindo à pressão da Arena Fonte Nova. Na partida de ida, no Arruda, os rivais haviam empatado por 2 a 2, na última quarta-feira.

A partida acabou de maneira dramática na Fonte Nova. Pelo lado do Santa, João Paulo e o técnico Milton Mendes foram expulsos. Robson e Moisés, do Bahia, também receberam o cartão vermelho.

A decisão será contra o Campinense. Neste domingo, a Raposa de Campina Grande  garantiu a vaga nos pênaltis contra o Sport, após vitórias por 1 a 0 para cada mandante.

A decisão será disputada em jogos nos dias 27 de abril e 1 de maio. Dono da melhor campanha geral da Copa do Nordeste, o Campinense decidirá em casa, no Estádio Amigão, na Paraíba.

PARTIDA TENSA NA ARENA FONTE NOVA


O Bahia começou a partida ocupando o campo de ataque e abusando das bolas levantadas na área. No entanto, Hernane foi bem marcado e não teve condições de finalizar. Para piorar, o Esquadrão viu Grafite acabar com a vantagem do 0 a 0 logo no início, em falha do zagueiro Robson.

Aos 13, o centroavante pressionou a saída de bola e forçou o erro do defensor. Após desarmar Robson, Grafite invadiu a área e dividiu com Marcelo Lomba. Na raça, o camisa 23 levou a melhor e só teve o trabalho de tocar para o gol vazio.

O jogo seguiu no mesmo ritmo. O Bahia, com mais posse de bola, seguiu esbarrando na defesa do Santa Cruz. Até o intervalo, foram quatro chances claras para empatar, mas Tiago Cardoso fez grande defesa em cabeçada de Thiago Ribeiro e Edigar Junio, duas vezes, não acertou a meta adversária.

Precisando de um gol para ir à final, o Bahia voltou com tudo para a etapa final. E oportunidades não faltaram. Hernane teve a chance mais clara, em cruzamento que veio da direita. O centroavante mergulhou, mas a cabeçada saiu rente à trave de Gledson. Edigar Junio também desperdiçou duas chances, e acabou sendo substituído por Luisinho.

Na parte final do jogo, o clma esquentou na Fonte Nova. Grafite deu lugar a Wellington. Os jogadores do Bahia entenderam que Grafite havia recebido o segundo cartão amarelo  e cercaram o árbitro, pedindo o cancelamento da substituição. Na confusão generalizada, o técnico Milton Mendes deu uma cabeçada em um dos auxiliares do treinador Doriva e também foi expulso.

A bola voltou a rolar e, apesar do apoio da torcida, o Bahia não pressionou o adversário. Em contra-ataque do Santa Cruz, o zagueiro Robson fez falta e foi expulso, deixando o Esquadrão com um jogador a menos nos minutos finais.

No fim, sobrou confusão: João Paulo foi expulso no Santa Cruz. Moisés também recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o jogo mais cedo. Aos 51, o árbitro José Ricardo Vasconcellos apitou o fim da partida: vitória e classificação do Santa Cruz.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 1 SANTA CRUZ


Data-hora: 17/04/2016, às 16h
​Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araujo (AL)  e Rondinelle dos Santos (AL)
Renda/Público: R$ 551.506,50 / 22.490 pagantes

Cartões amarelos: Hernane, Robson, Juninho (BAH); João Paulo, Grafite (STC).
Cartão vermelho: Robson e Moisés (BAH); João Paulo (STC).

Gols: Grafite (0-1, 13'/1ºT)

BAHIA: Marcelo Lomba; Tinga (Zé Roberto, 31'/2ºT), Robson, Éder e Moisés; Paulo Roberto (Rômulo, 13'/2ºT), Danilo Pires e Juninho; Edigar Junio (Luisinho, 20'/2ºT), Hernane e Thiago Ribeiro - Técnico: Doriva.

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Vítor, Alemão, Néris e Tiago Costa; Uillian Correia, João Paulo, Arthur (Raniel, 22'/2ºT), Wallyson e Keno (Léo Moura, 49'/2ºT); Grafite (Wellington, 31/2ºT) - Técnico: Milton Mendes.