Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atlético-MG garante vaga nas oitavas da Libertadores com goleada

Galo tem, após o triunfo diante do Melgar, a terceira melhor campanha da competição e fica na torcida contra Toluca (MEX) e Corinthians para permanecer com tal condição 

 (Foto:Yuri Edmundo/Eleven)
Escrito por

A missão do Atlético-MG era simples. Tão simples que nem poderia ser caracterizada como missão. Diante do time de pior aproveitamento de toda a Libertadores – o Melgar vinha de cinco derrotas em cinco jogos – e em seu retorno ao estádio pela competição desde a final de 2013, o Galo precisava apenas de um empate para avançar às oitavas de final. E a classificação veio com direito a goleada. Envolvendo o Melgar, o Atlético foi avassalador nos primeiros minutos e derrotou o adversário, por 4 a 0, na noite desta quinta, pela sexta e última rodada do Grupo 5 da Libertadores. Veja como foi o tempo real do jogo aqui

Líder da sua chave, o Galo, agora, projeta ser o time com a terceira melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. O Atlético Nacional (COL), único time com 100% de aproveitamento na competição, soma 15 pontos e entrará em campo na próxima terça. Já o Pumas (MEX) encerrou a fase de grupos com 15. O Galo foi aos 13, com oito gols de saldo. O Toluca (MEX), de 13 pontos e cinco de saldo, ainda visitará o Grêmio. Já o Corinthians, com dez pontos e saldo de três, ainda receberá o Cobresal (CHI).

PRÓXIMOS JOGOS

O Galo, que vinha de três derrotas em quatro jogos até esta quinta, voltará a atuar no próximo domingo, quando visitará a URT, no Bernardo Queiróz, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro. O duelo em Patos de Minas terá início às 16h. Já o Melgar buscará a reação no Apertura do Campeonato Peruano. O atual campeão nacional – que ocupa a penúltima posição –, receberá o Real Garcilaso, no próximo domingo.

GOLEADA ATLETICANA COM 16 MINUTOS


Atuar em Belo Horizonte nesta edição da Libertadores tem sido sinônimo de gol logo nos primeiros minutos para o Atlético. E a história se repetiu contra o Melgar. Primeira jogada diante da equipe peruana e... gol de Tiago, aproveitando a sobra do goleiro Ferreyra. Diante de um adversário frágil, o Galo precisou apenas trabalhar a bola para envolver o rival e construir uma goleada com apenas 16 minutos. Robinho, artilheiro do Mineiro com nove gols, finalmente marcou na Libertadores pelo Galo. Cruzamento de Marcos Rocha e cabeceio do camisa 7, que estava em posição de impedimento, sem ser incomodado. Como estava fácil, o Atlético ampliou com Lucas Pratto, após pênalti sofrido por Júnior Urso.

 Tiago fez 1 a 0 com menos de um minuto (Foto:Yuri Edmundo/Eleven)

O início avassalador do Galo no Mineirão foi seguido de alguns bons momentos dos comandados de Diego Aguirre tentando envolver novamente o frágil Melgar. Mas nada de novos gols. Já o time peruano, muito fechado e chamando o Atlético para o seu campo, teve êxito em conter o ímpeto rival na sequência do primeiro tempo. O Atlético foi para o intervalo com 62% de posse de bola e 11 finalizações, contra apenas duas do Melgar, que não conseguiu levar perigo ao gol de Victor. O "mérito" do time peruano foi ter evitado uma goleada maior na etapa inicial.

CARLOS DEBUTA EM 2016, MARCA, MAS É SUBSTITUÍDO COM DORES

A expectativa era por um Galo pressionando o Melgar na volta do intervalo, com o objetivo de ampliar a goleada construída com apenas 16 minutos de jogo. O Atlético até tomou a iniciativa, mas não foi objetivo. O jogo, com isso, perdeu intensidade. O Melgar se encorajou, teve ótima chance com Cuesta e, com isso, "acordou" o Galo. Aguirre promoveu a entrada de Carlos, que debutou na temporada, e cinco minutos depois, ele concluiu o cruzamento de Júnior Urso e fez Galo 4 a 0. Carlos que, aos 33, seria substituído, por conta de dores no tornozelo direito – o mesmo operado.

O Galo não "tirou o pé", seguiu tentando envolver o Melgar, mas não teve sucesso para ampliar a goleada. Já o time peruano tratou de arriscar cruzamentos, lançamentos e finalizações de fora da área. Faltou, no entanto, qualidade. O Atlético fez o que dele se esperava, mas deixou a sensação de que a goleada poderia ser maior. A missão alvinegra é se manter com a terceira melhor campanha da fase de grupos. 

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 4 X 0 MELGAR (PER)

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 14/4/2016 – 19h30
Árbitro: Jesús Valenzuela (Fifa-VEN)
Auxiliares: Carlos López (Fifa-VEN) e Luis Sánchez (Fifa-VEN)
Público/Renda: 36.031 presentes/R$ 1.630.310,00
Cartões amarelos: Não houve. 
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Tiago, 1'/1ºT(1-0); Robinho, 7'/1ºT(2-0); Lucas Pratto, 16'/1ºT(3-0) e Carlos, 23'/2ºT(4-0). 

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Tiago, Erazo e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca (Eduardo, 21'/2ºT) Júnior Urso, Cazares (Carlos, 18'/2ºT e depois Pablo, 33'/2ºT) e Robinho; Lucas Pratto – Técnico: Diego Aguirre.

MELGAR (PER): Ferreyra, Bolaños, Villamarín, Quina e Loyola; Arias, Hinostroza (Arismendi, 13'/2ºT), Leudo (Arce, 38'/2ºT), Santamaría e Sánchez (Estrada, 25'/2ºT); Cuesta – Técnico: Juan Reynoso.