Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Analistas do L! destacam choque de líderes e inferno colorado na 25ª rodada do BR

Clássico entre Palmeiras e Flamengo, triunfos de Atlético-MG e Santos, e derrota do Inter deram à tona na rodada. São Paulo vence segunda seguida e se distancia do Z4

(Foto: LANCE)
Escrito por

A 13 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o equilíbrio dá a tona na tabela de classificação. Seja no G4 ou no Z4. Com um jogador a menos, o Flamengo arrancou um empate com o Palmeiras, fora de casa, e se manteve a apenas um ponto de distância. O Galo bateu o Sport, e segue na cola dos líderes. O Santos entrou no G4 ao desbancar o Botafogo, no Rio de Janeiro.

Especialistas do LANCE! destacaram o que de mais importante aconteceu nesta 25ª rodada do Brasileirão.

João Carlos Assumpção, colunista do LANCE!

- O grande campeão da rodada foi o Flamengo. A dedicação da equipe com um jogador a menos foi sensacional. Em termos psicológicos, saem fortalecidos para os próximos jogos. Os palmeirenses sentiram o baque. Mas ainda considero o Palmeiras o favorito ao título. Destaco também a volta do Atlético-MG à briga pelo campeonato após o tropeço contra o  Fluminense.

O Santos conseguiu engatar duas vitórias seguidas contra Corinthians e Botafogo, respectivamente. É uma surpresa positiva. Mas não ambiciona o título, só a Libertadores. Já havia sido prejudicado pela arbitragem contra o Internacional.

Falando em Inter, sem dúvidas foi o grande derrotado da rodada. Perdeu em seus domínios para o Vitória, um concorrente direto na briga contra o rebaixamento. Um jogo de seis pontos que pode custar caro. Mas acredito que os gaúchos não vão cair. O São Paulo mostrou poder de reação ao vencer dois jogos seguidos, mas a tendência é ficar no meio da tabela. O Santa cruz respira por aparelhos. O América Mineiro já foi. Das duas vagas que restam para o descenso, Sport, Coritiba, Cruzeiro, Vitória e Figueirense lutarão para escapar das outras duas vagas para o rebaixamento.

Eduardo Mansell, editor do LANCE!

- A rodada foi marcada pelo grande jogo entre Palmeiras e Flamengo. Com um jogador a menos o time carioca teve dificuldades, mas isso não tira os méritos da qualidade palmeirense. O problema para os dois é que o empate permitiu a aproximação do Atlético-MG e agora a luta pelo título está mais equilibrada.

Em relação ao G-4, o Corinthians novamente mostrou sua irregularidade e permitiu que o Santos entrasse na zona de classificação. Nenhum dos postulantes dá mostra clara de que realmente quer a vaga. O que o diga o Grêmio, que já esteve lá e está em queda livre.

Destaco ainda a reação do São Paulo, que dá sinais de que vai se distanciar da zona de queda. O ponto negativo continua sendo o Internacional, que parece fazer de tudo para ser rebaixado. O time foi superado pelo Vitória, animado com a chegada de Argel e que dominou a maior parte das ações.

Carlos Alberto Vieira, editor do LANCE!

- Para o título, o mais importante foi o empate entre Palmeiras e Flamengo. O Verdão mostrou que segue com maiores possibilidades de conquista (pois vejo a sua tabela de jogos menos complicada do que a do Flamengo), o Rubro-Negro arrancou um empate em condições muito desfavoráveis e jogando bem, o que indica que ele pode inverter essa tendência favorável ao Palmeiras se voltar a obter grande resultado nos jogos que historicamente costuma perder pontos (principalmente os dois Atléticos fora de casa é historicamente tarefa complicadíssima). Além disso, o empate segurou os dois ponteiros e fez o Atlético Mineiro voltar a grudar.

Outro jogo importante foi a vitória do Santos fora de casa sobre o Botafogo. Embora esteja seis pontos atrás do líder, o Peixe conseguiu emplacar duas vitórias seguidas e agora terá uma tabela bem favorável, com três partidas em casa (Santa Cruz, Atlético-PR e Fluminense) e uma fora com o Sport para encostar de vez na briga. O Corinthians e o Grêmio, com novos tropeços vão dando mole.

O outro jogo importante foi a derrota do Internacional para o Vitória. Fiz três simulações de resultados até o fim do Brasileiro e em duas o Inter era rebaixado. Mas em todas havia colocado um triunfo sobre o Rubro-Negro baiano. Pois bem, o Colorado perdeu este jogo em casa e piorou muito a sua situação. A coisa só não está mais negra porque a a diferença para a salvação (dois pontos) é bem curta. Mas um dos raros que jamais caíram de divisão segue sem dar indícios de reação.

Os outros destaques: a Ponte Preta mantendo a sua excelente performance, principalmente em casa, e a Chapecoense que mais uma vez mostrou-se a asa negra do Fluminense.