Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Crescendo na hora certa, Flamengo recebe o Troféu Osmar Santos das mãos do LANCE! pela primeira vez

Rubro-Negro, 100% em casa, termina o primeiro turno do Brasileirão na liderança. Everton Ribeiro quer mais: 'Estamos no caminho certo, mas temos de manter o foco'

Everton Ribeiro recebe o Troféu Osmar Santos das mãos do fundador e presidente do LANCE!, Walter de Mattos Júnior (Foto: Alexandre Durão)
Escrito por

A vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Santos coroou a campanha irretocável que levou  o clube ao seu primeiro Troféu Osmar Santos (taça que o LANCE! entrega à equipe que termina o primeiro turno na liderança do Campeonato Brasileiro). Neste sábado, o Rubro-Negro manteve o 100% de aproveitamento como mandante.

Foi o nono triunfo em nove partidas do Rubro-Negro como mandante. Ao L!, o meia Everton Ribeiro não escondeu a importância de a equipe ter terminado o primeiro turno na liderança:

-  Ah, é sempre bom estar na frente. Sabemos que é simbólico, mas importante, mostra que estamos no caminho certo. Mas temos ainda um turno inteiro pela frente. 

O camisa 7 deu a "receita" de como o Flamengo tem de ratificar seu favoritismo na sequência do Brasileirão:

- Temos que continuar nesta mesma intensidade, no mesmo foco. E, no final, poder, aí, sim, levantar o troféu (do Campeonato Brasileiro).

Everton Ribeiro foi um dos nomes fundamentais para levar o Flamengo à conquista do Troféu Osmar Santos. A equipe de Jorge Jesus chegou a ficar oito pontos atrás do Palmeiras (que, durante as primeiras rodadas, ostentou uma invencibilidade) e teve a concorrência do Santos e também teve o Santos à sua  frente.

Contudo, o Flamengo cresceu no momento certo. Com as investidas de Everton Ribeiro e Arrascaeta, a qualidade de Bruno Henrique e o inspiradíssimo Gabigol, o Rubro-Negro segue firme na primeira colocação do Campeonato Brasileiro.

ÍCONES

Criado pelo maior jornal esportivo do país há 15 anos para alavancar ainda mais a acertada opção de fazer do Brasileiro não mais um torneio de mata-matas, mas em pontos corridos como ocorre nas principais competições nacional do planeta - o que só veio a acontecer a partir de 2003 - o Osmarzão, como foi apelidado pelo torcedor, é a principal honraria que o campeão do turno recebe.

O Corinthians é o maior vencedor. Dos 16 "Osmarzões", levou quatro. E o futebol paulista impera, pois em nove oportunidades um time da Terra da Garoa venceu o primeiro turno (veja a tabela ao lado).

As escolhas dos nomes para os troféus do primeiro e segundo turno pelo LANCE Foram uma forma de homenagear dois grandes ícones do futebol brasileiro. Osmar Santos, é um dos mais populares narradores esportivos de todos os tempos, com muito sucesso no rádio e na TV. Já João Saldanha - que foi técnico do Botafogo e da Seleção - é considerado pela maioria absoluta dos especialistas o maior comentarista esportivo do futebol.

OS CAMPEÕES DO TROFÉU OSMAR SANTOS

2004 - Santos (41 pontos e 59,4% de aproveitamento)
2005 - Corinthians (42 pontos e 66,7% de aproveitamento)
2006 - São Paulo (38 pontos e 66,7% de aproveitamento)
2007 - São Paulo (39 pontos e 68,4% de aproveitamento)
2008 - Grêmio (41 pontos e 71,9% de aproveitamento)
2009 - Internacional (39 pontos e 68,4% de aproveitamento)
2010 - Fluminense (38 pontos e 66,7% de aproveitamento)
2011 - Corinthians (37 pontos e 64,9% de aproveitamento)
2012 - Atlético-MG (43 pontos e 75,4% de aproveitamento)
2013 - Cruzeiro (40 pontos e 70,2% de aproveitamento)
2014 - Cruzeiro (43 pontos e 75,4% de aproveitamento)
2015 - Corinthians (40 pontos e 70,2% de aproveitamento)
2016 - Palmeiras (36 pontos e 63,2% de aproveitamento)
2017 - Corinthians (47 pontos e 82,5% de aproveitamento)
2018 - São Paulo (41 pontos e 71,9% de aproveitamento)
2019 - Flamengo (42 pontos e 73,7 de aproveitamento)