Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tenso, Chile terá a sua seleção mais alta da história contra a Bolívia

A entrada de dois reservas fará a média chilena passar pela primeira vez de 1,80m em um jogo. Seleção vive turbulência: o treinador Pizzi e o ídolo Vidal lateral discutiram

Contra o Paraguai, Vidal deixou o seu. Mas o Chile perdeu. Nesta terça, o apoiador (que se desentendeu com o técnico Pizzi por um bobagem) tenta levar o time ao triunfo contra a Bolívia (Norberto DUARTE / AFP)
Escrito por

Uma das características mais curiosas do Chile é que a seleção, embora seja uma das melhores do mundo e atual bicampeã sul-americana, é um time de baixinhos até mesmo na zaga titular: Jara tem 1,78m e Medel, apenas 1,71m.

Mas isso mudará na partida desta terça, às 20h30min, no Estádio Monumental, em Santiago, contra a Bolívia. Como Medel está suspenso e Jara machucado, o treinador Pizzi definiu que Pulgar (1,86m) e Roco (1,91m) serão os titulares. A presença do dois zagueiros fará a seleção chilena entrar em campo com a média de altura de 1,82m, a maior da sua história.

Não é apenas na defesa que há mudanças. Insatisfeito com a derrota por 2 a 1 para o Paraguai, na rodada passada, em Assunção, que fez o time encerrar a rodada na sétima posição na tabela, com dez pontos, Pizzi resolver trocar Fuenzalida por Orellana, que será um terceiro atacante, já que o técnico quer um time sufocando o rival desde o início. Por isso, ele também faz uma terceira mudança. Millar, que tem maior qualidade ofensiva, começa a partida no lugar do volante Francisco Silva. Vale lembrar que o goleiro Bravo, que não foi convocado, também é um desfalque de peso.

O ambiente no Chile não anda bom. Exemplo disso ocorreu no treino de domingo. Num lance bobo de um rachão que tinha o Pizzi como árbitro, Vidal reclamou de uma falta de Fuenzalida e , como o "treinador-juiz" deixou passar, o astro da equipe retirou-se do treino sem falar com ninguém.

Marcelo Moreno é o principal jogador da Bolívia e cr~e em bom resultado contra os chilenos (Foto: Juan Mabromata / AFP)

Na Bolívia - que teve o retorno do atacante Marcelo Moreno após a troca de treinador (Hoyos entrou no lugar de Baldivieso) e vem de vitória por 2 a 0 sobre o Peru - a grande novidade é a volta de Duk, que será o companheiro de ataque de Moreno e que pela primeira vez atuará ao lado do maior ídolo da seleção.

- Os dois dão a vida em campo e confio no que eles podem fazer nesta partida - disse Hoyos, acreditando que a Bolívia, com seis pontos, entra de vez na briga por uma vaga em caso de vitória no estádio do Colo Colo.

- Temos de aproveitar o momento ruim do Chile e os muitos desfalques do nosso rival - completou Marcelo Moreno.

FICHA TÉCNICA
CHILE X BOLÍVIA
ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS - 8ª RODADA
DATA E HORA: 
6/9/2016 - 20h30min (de Brasília)
ÁRBITRO: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA/BRA)

CHILE: Toselli; Isla, Pulgar, Roco e Mena; Millar, Vidal e Aranguiz; Orellana, Sánchez e Vargas. TEC: Juan Antonio Pizzi.

BOLÍVIA: Quiñónez; Rodríguez, Zenteno, Raldes e Bejarano; Azogue, Flores, Escobar e Arce; Duk e Marcelo Martins. TEC: Ángel Guillermo Hoyos.