Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

TAS respalda Fifa e Uefa, e clubes russos não disputarão torneios na Europa

Federação Russa e quatro clubes entraram com processo contra as entidades por conta de suas exclusões em competições esportivas

Conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia afetou a seleção e os clubes russos (Foto: JEWEL SAMAD / AFP)
Escrito por

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou nesta sexta-feira os apelos da Federação Russa de Futebol (FUR) e dos clubes CSKA Moscou, Zenit, FC Sochi e Dínamo Moscou contra a Fifa e a Uefa. O processo contra as duas entidades foi aberto após a exclusão de todas as equipes das competições europeias de futebol.

Devido ao conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia, a Fifa determinou que a Rússia não jogaria a repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo e, consequentemente, não teria chance de disputar o Mundial do Qatar. Na seleção feminina, a Rússia perdeu a vaga para disputar a Eurocopa.

Após o início da guerra, a Uefa determinou a exclusão do Spartak Moscou da disputa da Liga Europa. O clube russo era o único do país vivo em uma competição do velho continente, mas saiu por W.O. sem enfrentar o RB Leipzig.

+ Ranking de melhores times do mundo tem brasileiros no topo

Por conta da manutenção da suspensão de clubes russos, o Zenit, CSKA Moscou, FC Sochi e Dínamo Moscou que se classificariam para as competições da Uefa via Campeonato Russo não estarão aptos para a disputa das competições (Champions, Liga Europa e Conference League).